
Marcado para a próxima segunda-feira (24), o Gazeta Summit Água traz luz a uma discussão importante para Alagoas. O encontro será no Centro de Convenções de Maceió, a partir das 8h.
Com estudo exclusivo encomendando pela Organização Arnon de Mello sobre o cenário do saneamento no Estado, o evento pretende mostrar o que foi alcançado entre os anos de 2005 e 2022, além de prever quais medidas podem ser adotadas para melhorá-lo até 2040.
Leia também
Por conta disso, diretores das empresas BRK, Verde Alagoas e Sanama estarão presentes no painel “O Desafio da Universalização do Saneamento no Contexto do Marco Regulatório”.
Eles falam logo após a apresentação do estudo “Benefícios Econômicos do Saneamento em Alagoas”, feito pelo Instituto Trata Brasil, referência no segmento no país.
O diretor-presidente da BRK-Alagoas, Herbert Dantas, salientou que o evento é um debate essencial sobre o saneamento e o seu impacto na vida das pessoas, já que garante saúde, dignidade e desenvolvimento.
“Cada avanço nesse setor representa um futuro mais digno para todos. Nosso compromisso vai além da prestação de serviços. Como empresa, investimos continuamente em tecnologia, eficiência operacional e sustentabilidade para ampliar o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário”, afirmou.
Entre os temas contidos no estudo, estão avanços em saúde, produtividade no trabalho, valorização imobiliária, aumento do turismo e outros impactos positivos.
O diretor-presidente da Verde Alagoas, Alexandre Lopes, disse que a empresa investiu mais de R$ 70 milhões em melhorias operacionais e na expansão da rede de água, beneficiando a Zona da Mata e o Litoral Norte de Alagoas.
“Para 2025, o investimento será ainda maior, superando R$ 155 milhões, com foco na ampliação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, garantiu.
“O evento é uma oportunidade fundamental para compartilhar os desafios e projetos em andamento com outras entidades, além de alinhar as iniciativas de gestão sustentável dos recursos hídricos”, complementou.
O diretor da Sanama, Rondinaldo Lima, acrescentou que o Gazeta Summit fortalece o diálogo e a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo, promovendo mais saúde e qualidade de vida para os alagoanos.
“Debater sobre os desafios da universalização do saneamento, sobretudo, em um evento como o Summit Água, é uma oportunidade valiosa para entendermos os caminhos para a ampliação do acesso ao saneamento em Alagoas”, afirmou.
No painel “O Desafio da Universalização do Saneamento no Contexto do Marco Regulatório”, também estarão presentes o secretário de Estado de Governo, Vitor pereira; o presidente da Casal, Luiz Cavalcante Peixoto Neto; a presidente da Arsal, Camila Ferraz; o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Marcelo Beltrão; e o superintendente de Regulação de Saneamento Básico da AMA, Alexandre Anderaos.
O conteúdo do estudo será divulgado em reportagens especiais, divididas em duas edições da Gazeta de Alagoas, nos dias 5 e 12 de abril.
O Gazeta Summit Água terá transmissão ao vivo pela GazetaNews TV, Gazetaweb.com, aplicativo +Gazeta e YouTube, garantindo ampla cobertura e acesso ao público.