Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Diretor da BRK cita pioneirismo de AL no saneamento e celebra avanço de Maceió em ranking

Hebert Dantas apresentou dados do contrato de concessão e as metas para as próximas décadas


			
				Diretor da BRK cita pioneirismo de AL no saneamento e celebra avanço de Maceió em ranking
Diretor da BRK cita pioneirismo de AL no saneamento e celebra avanço de Maceió em ranking. Felipe Sóstenes

O diretor-presidente da BRK Ambiental, Hebert Dantas, destacou, no Gazeta Summit Água, nesta segunda-feira (24), os avanços no setor de saneamento em Alagoas, com ênfase no pioneirismo do Estado em adotar a concessão como modelo para a universalização dos serviços de água e esgoto. Ele também celebrou o avanço de Maceió no ranking do Trata Brasil em cinco anos.

Dantas participou do painel "O Desafio da Universalização do Saneamento no Contexto do Marco Regulatório" e passou alguns detalhes do contrato de 35 anos de concessão que abrange 13 cidades alagoanas, com a meta de que 90% da população tenha acesso ao sistema de esgoto até 2029.

Leia também

"Alagoas foi pioneira na implementação de concessões para o saneamento, sendo uma referência para o Brasil. Este modelo, que começou em 2021, prevê a redução das perdas de água e uma cobertura ampla para as populações atendidas", afirmou Dantas.

Ele ainda destacou que a concessão inclui investimentos significativos, como os R$ 2 bilhões já contratados para a Grande Maceió junto a instituições como Blue Bonds, BTG Pactual e Banco do Nordeste.

O diretor-presidente também mencionou os números impressionantes dos investimentos da BRK Ambiental. "Iniciamos em julho de 2021 e já estamos investindo cerca de meio milhão de reais por dia nos dois primeiros anos de operação. Nos próximos cinco anos, esse valor passará para mais de 1,5 milhão de reais por dia", promete.

Dantas também ressaltou a importância do impacto social dos projetos. Atualmente, 18 mil clientes estão recebendo o benefício da tarifa social, e a BRK Ambiental gerou 2,7 mil empregos diretos e indiretos, com cerca de 90% dos trabalhadores sendo alagoanos.

Os desafios para a universalização do saneamento, segundo o diretor, são muitos. Ele citou a contratação de mão de obra qualificada, as questões de regularização fundiária, as intervenções urbanas e a participação social como alguns dos obstáculos a serem superados.

Contudo, como revelou, os avanços são evidentes. O investimento em estações elevatórias, por exemplo, beneficiará 1,45 milhão de pessoas, e o sistema de esgotamento da Barra de São Miguel já está 75% concluído, com uma extensão de 29 km. Em Marechal Deodoro, o sistema de esgoto está 43% concluído, com 143 km de extensão.

Dantas também frisou o impacto positivo da concessão em Maceió, que, pela primeira vez em cinco anos, deixou de piorar no ranking de saneamento básico do Instituto Trata Brasil, e ainda subiu quatro posições. "Esses resultados mostram que estamos no caminho certo para garantir a universalização do saneamento em Alagoas, com mais saúde e qualidade de vida para a população", concluiu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X