
A Agreste Saneamento marcou presença no Gazeta Summit Água 2025, evento realizado pela Organização Arnon de Mello (OAM), no Centro de Convenções de Maceió, nesta segunda-feira (24). Na ocasião, foram debatidos os avanços e desafios do saneamento em Alagoas.
A diretora-geral da concessionária, Ângela Lins, participou do encontro e destacou a importância da inovação e da gestão eficiente dos recursos hídricos para garantir a qualidade e segurança do abastecimento. Durante o evento, o Instituto Trata Brasil apresentou um diagnóstico sobre os progressos do setor nos últimos 20 anos e projeções para 2040.
Leia também
a Agreste Saneamento, que abrange 10 municípios e 400 mil habitantes, afirma que tem investido em tecnologia e iniciativas socioambientais.
“Acreditamos que a inovação e a gestão eficientes dos recursos hídricos são fundamentais para garantir o abastecimento com qualidade e segurança para a população”, ressaltou Ângela Lins.
As estações de tratamento da concessionária foram modernizadas com equipamentos de ponta, incluindo o uso da fluidodinâmica computacional (CFD), tecnologia que permite simulações computacionais para otimizar o desempenho dos sistemas, reduzir custos e identificar falhas no escoamento da água. Além disso, o sistema de filtração foi recuperado para melhorar a remoção de partículas e reduzir a turbidez da água.
Agreste Saneamento informou ainda que faz o monitoramento avançado das operações, com investimentos na modernizaçãodas estações elevatórias e no Centro de Controle Operacional (CCO).
A empresa disse ainda que investe em educação ambiental e conscientização sobre o uso racional da água.
Durante a semana do Dia Mundial da Água, foram realizadas atividades do programa "Agreste Itinerante” em Craíbas e Arapiraca, beneficiando 275 estudantes, além de uma visita técnica com agentes de endemias da Prefeitura de Arapiraca.