Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
HOME > blogs > VIDA DIGITAL
Imagem ilustrativa da imagem O que é domótica e como ela pode facilitar a sua vida

BLOG DO
Vida Digital

O que é domótica e como ela pode facilitar a sua vida

A domótica é, de maneira simplificada, um sistema de automação adaptado às necessidades habitacionais. A palavra resulta da junção dos termos domus (que significa “casa” em latim) com robótica e é o conceito existente por trás das casas inteligentes (smart home).

Quando surgiu a domótica?

Engana-se quem pensa que a domótica é um conceito recente. Na verdade, o primeiro sistema de domótica que se tem conhecimento data de 1898, quando o inventor Nikola Tesla fez um pedido de patente para um controle remoto para mover embarcações e veículos. Após isso, houve ainda várias referências a domótica em feiras internacionais (notadamente, nas de Chicago e Nova Iorque), onde foram apresentados sistemas habitacionais eletrificados e automatizados. Todas essas pequenas iniciativas foram evoluindo e levaram a domótica tal como a conhecemos nos dias de hoje.

Casas inteligentes (smart home)

Com relativa facilidade e custo moderado, é possível controlar vários aspectos da casa, como por exemplo: iluminação, acionamento de cortinas, irrigação, segurança, eletrodomésticos, entre outros, de forma totalmente remota. Esses controles podem ser realizados por meio de dispositivos simples, conectados através de uma rede sem fio e acessados através da internet. Esta é a solução mais popular do mercado, por conta da sua facilidade de instalação e baixo custo.


					Dispositivos simples de automação
Dispositivos simples de automação. Sonoff

Entretanto, em ambientes com automações mais complexas e que exigem um nível de confiabilidade mais elevado, a solução é um projeto de automação cabeada. Diferente do Wi-Fi, os cabos garantem que não haja interferência nos recursos, ou seja, a chance de falhas é mínima ou praticamente zero. Toda essa tecnologia é unificada em uma central instalada na casa. Dessa forma, qualquer reparo ou manutenção necessária deverá ser feita nessa mesma central.


				
					O que é domótica e como ela pode facilitar a sua vida
Sistemas complexos de automação.

				
					O que é domótica e como ela pode facilitar a sua vida
Painel de automação. CLX Tech Design

O problema desta opção é a infraestrutura que precisa ser projetada e muito bem planejada. Além disso, para implantação do sistema ou expansão dele, será necessário contratar técnicos especializados. A automação cabeada também acaba tendo um investimento maior do que a opção Wi-Fi, já que necessita de mais equipamentos, cabos e ajuda especializada para instalação.

Conclusão

Neste artigo conhecemos a origem do termo domótica e entendemos um pouco sobre casas inteligentes. No próximo artigo falaremos sobre a comunicação entre os dispositivos simples de automação e as suas aplicações.