O Valor da Poesia: representação da sabedoria eterna
A Poesia,
Em movimento se revela,
Seguindo as mudanças das
Estações, sem perder sua legitimidade.
Possuidora do conhecimento,
Da beleza, da harmonia.
Educadora, Formadora,
Com seus ritmos, versos
E estrofes, exalta o amor,
A verdade e, ao mesmo tempo
Exprime o sofrimento
e a desumanidade.
Personificação do talento,
Com seu poder e dinamismo,
Se desvela nas diversas
Formas artísticas, no teatro, na pintura,
Na escultura, nas igrejas,
Nos palácios, nas ruas e periferias.
Amantes dos que a buscam dentro de
Sí para possuírem a imortalidade.
Transformadora dos pensamentos
Pessimistas e Negacionistas.
Encantadora dos que a distribuem
E a recebem com alegria.
Prece e louvor dos santos,
Mestra da Unidade,
Arte da imaginação.
Ela enche de tesouro e honrarias os
Que a cultivam para manifestar
Quão fecunda, frágil e preciosa é a vida.
.
.
Matheus Cavalcanti
Alagoano, de Maceió, portador de síndrome rara, membro efetivo da União Brasileira de escritores desde agosto de 2021. Escritor, Poeta, Pesquisador, Incentivador literário, Militante cultural. Autor de seis obras: Recomeçar, persistir: relatos da vida e vocação, Diversidades Poéticas, ambas lançadas em 2020 pela Cia das Ideias, SP. Contando Alagoas em Prosa e Versos 1º Edição 2021, Contando Alagoas em Prosa e Versos 2022, lançada pela editora Performance Arapiraca. Contando os Literatos e Notáveis da Terra dos Marechais 1º Edição 2023, lançada na 10º Bienal do livro de Alagoas, editora Performance Arapiraca. Idealizador do projeto de mostra cultural Contando o Patrimônio de Alagoas: passado e presente, que teve duas edições realizadas em 2022.
Em 2021, a primeira edição do livro Contando Alagoas em Prosa e Versos foi reconhecida pela Academia Alagoana de Cultura como uma contribuição à história alagoana. Em 2023, reconhecido na 20º edição do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana, idealizado pelo produtor cultural Carlito Lima, categoria fomento a literatura. Em 12 de maio de 2023, reconhecido com a comenda Gerson Filho, pela Associação dos Forrozeiros Alagoanos ASFORRAL, pelas contribuições dadas a cultura nordestina e especialmente ao forró.
Em agosto de 2023, recebe o título de menção honrosa pela Academia Arapiraquense de Letras e Artes ACALA, pela publicação do livro Contando os Literatos e Notáveis da Terra dos Marechais: ontem e hoje. Recebe o título de agente de apoio cultural de Arapiraca. Em 24 de agosto de 2023, homenageado com o prêmio Gerônimo Ciqueira, pela secretaria da cidadania e da pessoa com deficiência SECDEF. Em 27 de novembro de 2023, recebe a comenda poeta Jorge de Lima pela câmara municipal de Maceió.
Em 2024, lança a segunda edição do livro Contando os Literatos e Notáveis da Terra dos Marechais Ontem e Hoje, contribuindo com o resgate da memória e a valorização da identidade cultural e literária alagoana.