O senador Renan Calheiros tem demonstrado que não lhe interessa briga política com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, mas alertou que existe ainda muito caminho pela frente para ele se tornar senador da República.
Como as eleições de 2026 já estão na ordem do dia, Renan tem revelado que conhece as engrenagens da política – foi Presidente algumas vezes do Senado – e sabe o que significa perder o poder depois de deixar o cargo. Mesmo a assertiva sendo uma realidade, é preciso reconhecer, também, a inteligência de Lira, duas vezes Presidente da Câmara dos Deputados.
PERSPECTIVA
Renan Calheiros projeta, sem muitas considerações, que, ao deixar cargos importantes, certamente o poder pode lhe escapar das mãos e as coisas começarem a ficar mais difíceis, numa alusão direta ao Presidente da Câmara dos Deputados.
ARRUMAÇÃO
Político experiente e conhecedor dos bastidores do poder, Arthur Lira trabalha para ter sua segurança política garantida e para que sua ausência na presidência da Câmara não seja óbice para uma candidatura ao Senado, que já está posta na mesa de negociações.
GRUPO UNIDO
Mesmo que se abstenha de fazer comentários sobre as eleições de 2026, o Presidente da Câmara sabe que somente com um grupo forte poderá atingir seus objetivos e, nele, está inserida a participação do prefeito de Maceió, JHC.
APOIO
Para garantir um grupo forte ou tropa de choque, Lira entende que seus colegas parlamentares serão fundamentais para o projeto, que deverá ser administrado daqui pra frente sem maiores dificuldades.
AMPLIAÇÃO
Como é quase certa a reeleição do deputado Marcelo Victor para a Presidência da Assembleia Legislativa, um acordão deve acontecer nos próximos meses. Tanto Victor como Arthur Lira sabem que, para atingir seus objetivos, é necessária união, uma aliança forte capaz de impedir qualquer obstáculo que apareça até 2026.
INTERROGAÇÃO
Muito embora o senador Renan Calheiros venha afirmando de que não existe qualquer aliança nem negociação com o deputado Arthur Lira, fica no ar a interrogação: o acordo para trabalharem juntos nos municípios na disputa das duas vagas para o Senado será mesmo pra valer?
SUSPEITA
Mas analistas políticos acham que não haverá tanta facilidade como se tem previsto. Outros nomes fortes também poderiam interromper os planos de Lira e Calheiros, e isso só mesmo o tempo dirá.
TODOS OS GOSTOS
O que não vai faltar, daqui pra frente, são pesquisas eleitorais visando às eleições de 2026. Pelo que se percebe, tem pesquisa para todos os gostos, dependendo do interesse de cada possível pré-candidato.