A reforma administrativa no estado de Alagoas, prevista para o final do ano, deve se estender por mais alguns meses para que prefeitos, que encerram seus mandatos, possam ser aproveitados no governo de Paulo Dantas.
O assunto, que está sendo tratado a quatro paredes, discute nomes, aptidão para a função e, por conseguinte, liderança política nos municípios em que estiveram à frente nos últimos anos. Afinal de contas, o trabalho visa consolidar o projeto para 2026.
DISPOSIÇÃO
Mesmo que circule nos bastidores que o Governador Paulo Dantas exercerá o seu mandato até o fim, o fato é que vai depender e muito de quem será o adversário na sua sucessão.
ALTERNATIVA A
Nas alternativas discutidas aparece o nome do ex-governador e atual Ministro dos Transportes, Renan Filho, em confortável situação eleitoral, mas, dependendo se JHC será ou não candidato, o projeto pode mudar de direção.
CORTE NOS CUSTOS
Dentro da área econômica do governo circulam as informações de que, para cortar custos de secretarias, haveria uma fusão de algumas delas. Isso tudo para adequar a receita com a despesa, o que tem preocupado principalmente a Secretaria da Fazenda.
MONITORAMENTO
Pesquisa eleitoral em Alagoas é que não vai faltar tão cedo. Algumas monitoram os prováveis candidatos majoritários por região para saber quem tem mais chances nas eleições de 2026. Renan Filho e JHC são os preferidos das pesquisas para o governo, enquanto o senador Renan Calheiros, Arthur Lira, Alfredo Gaspar e Davi Davino também estão sendo bem lembrados.
AZEDANDO
A situação política do vice-governador Ronaldo Lessa tem sido estressante nos últimos meses ao saber que o Governador Paulo Dantas pretende cumprir seu mandato até o final. As interpretações nos bastidores são muitas e parece que o clima não é nada bom quando se fala em eleições para 2026.
LIBERADOS
O prefeito JHC está mesmo disposto a não se envolver na eleição da Mesa Diretora da Câmara e, sendo assim, o placar até agora tem sido confortável para o vereador Marcelo Palmeira. A possibilidade de um acordo entre os candidatos tem crescido nos últimos dias, com a participação do prefeito JHC.
CONSEQUÊNCIA
Com a invasão de milhares de turistas e a curiosidade do alagoano para apreciar a bela ornamentação nas praias da Pajuçara e Ponta Verde, ficou difícil encontrar estacionamento na região. Quem não gostou nem um pouco das modificações feitas pelo DMTT foi o Sindicato de Bares e Restaurantes, que vê na proibição ao longo da avenida prejuízos para o setor.
DIPLOMADOS
Aconteceu na última sexta-feira, como estava prevista, a diplomação do prefeito JHC e do vice Rodrigo Cunha.