Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > FATOS & NOTÍCIAS
Imagem ilustrativa da imagem População de Maceió se assombra com novas movimentações do solo. Será?

BLOG DO
Fatos & Notícias

População de Maceió se assombra com novas movimentações do solo. Será?

Como se não bastassem os transtornos causados pela Braskem, atingindo milhares de famílias, a população da parte alta de Maceió se assombra com a revelação sobre mais movimentações do solo na faixa além da Avenida Fernandes Lima, no Farol.

Como só depois de alguns anos um relatório técnico é dado a conhecer, é necessário que as autoridades venham a público para que expliquem passo a passo o que ainda poderá vir a acontecer.

DESVALORIZAÇÃO

Como o impacto do afundamento do solo atingiu duramente a população de vários bairros da capital, com prejuízos irreparáveis, o que acontecerá agora com a extensão do fenômeno que se alastra aos poucos para outras áreas?

IMPENSÁVEL

Após se levantar a perspectiva de que o VLT voltasse a operar sobre as áreas atingidas a partir do Mutange, fica praticamente improvável, agora, a retomada das operações dos trens de passageiros naquela região.

INDIGNAÇÃO

A revelação de que a movimentação do subsolo já ultrapassou o principal corredor de tráfego da parte alta de Maceió causou grande impacto junto aos moradores da região do Farol, que se sentem enganados por não terem tido conhecimento da Nota Técnica do Serviço Geológico do Brasil emitida, pasmem, em 2022.

RESPONSABILIDADE

A Defensoria Pública de Alagoas, que revelou o problema ao fazer a defesa das vítimas da Braskem, deve, em parceria com o Ministério Público, investigar quem foi que escondeu, certamente de propósito, o laudo técnico em tela e acionar os responsáveis civil e criminalmente na Justiça.

SEM FIM

Há quem diga que os efeitos das perfurações danosas da Braskem a partir do Mutange e do bairro do Pinheiro para a prospecção do sal-gema,ainda vão durar muitos anos até se alcançar (se isso for possível) a estabilização do solo. Até lá, milhares de pessoas vão amargar com os prejuízos.

MAIS AÇÕES

A Justiça, por sua vez, deve receber uma avalanche ações das “novas vítimas”, que, inconformadas, têm os seus imóveis mais desvalorizados, voltando assim a Braskem ao olho do furacão.

ABRANGÊNCIA

Com os fenômenos se alastrando cada vez mais – mesmo em pequenas proporções –, ninguém, em sã consciência, vai saber até onde podem chegar e suas consequências, a não ser por previsões técnicas, que muitas vezes não são comprovadas na prática.

ESCLARECIMENTO

Como o assunto inundou os órgãos de comunicação e as redes sociais, levantando questionamentos e cobrando soluções, seria de bom alvitre um esclarecimento técnico mais aprofundado para que sejam dirimidas dúvidas que permanecem no seio da sociedade alagoana.

X