Mesmo que especialistas na área admitam que ainda é muito cedo para tratar de eleições majoritárias marcadas para 2026, alguns nomes vêm despertando a curiosidade da população e de grupos da situação e da oposição.
O deputado federal Arthur Lira, o próprio senador Renan Calheiros, que tentará a sua reeleição, o prefeito JHC, além de Davi Davino e do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça, são nomes que têm agitado o mundo político e que podem ter uma grande disputa nas próximas eleições.
ALIANÇAS
Mesmo que até agora alguns nomes descartem disputar vaga para o Senado, nos bastidores o assunto é levado muito a sério. O comportamento político em grandes temas nacionais é balizador de pesquisas eleitorais que vêm por aí.
EMBATE
Com essas alternativas, ficará bastante claro que as eleições majoritárias já estão na ordem do dia, e os nomes tanto podem evoluir durante o ano de 2025, como também podem encontrar dificuldades de transpor muitos obstáculos que por certo acontecerão daqui pra frente.
ADEUS AO ZÉ
Grande número de jornalistas e autoridades compareceu ontem ao sepultamento de Zé Elias, que fez história no jornalismo alagoano com sua coluna diária na Gazeta de Alagoas. Querido por todos, ele marcou época com avaliações políticas sérias e às vezes carregadas de muito humor. O “Neguinho”, como era carinhosamente chamado pelos mais íntimos, vai fazer muita falta.
VAI SAIR
É crescente a opinião de que o Governador Paulo Dantas deverá mesmo deixar o governo seis meses antes de terminar o seu mandato, mesmo tendo que fazer um amplo acordo, em que se insere o nome do atual vice-governador, Ronaldo Lessa.
PROTEÇÃO
Para observadores, ficar sem mandato depois de terminar seu período de Governador não seria nada interessante para Paulo Dantas, o qual, pelo comportamento que tem adotado no apoio e na realização de obras no interior, fortalece a cada dia seu nome para disputar um cargo, preferencialmente de deputado federal. Como não se tem certeza de qual será a posição de Ronaldo Lessa nesse processo eleitoral, a admissão de candidaturas dá uma pausa para se pensar, visto que, como diz velho ditado, a pressa é inimiga da perfeição.
PARTICIPAÇÃO
Para desembrulhar as dúvidas, já está entrando em cena o Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor, o qual, além da unanimidade que domina na Casa de Tavares Bastos, foi o fiel da balança na última eleição que elegeu Paulo Dantas governador.
AVALIANDO
O deputado Arthur Lira avalia se valerá a pena brigar por uma vaga de ministro no governo Lula, principalmente pela baixa popularidade que o Presidente obteve nas últimas pesquisas nacionais.