O prefeito JHC saiu dos bastidores e mudou o panorama na Câmara de Vereadores. Agora, nem Marcelo Palmeira, tampouco Galba Netto. Chico Filho, que foi sempre ligado ao prefeito, deverá ser o próximo presidente da Casa de Mário Guimarães, numa manobra política engendrada na calada da noite.
Traições à parte, o jogo sempre foi muito bruto, mas ninguém sabe as consequências dessa mudança ao longo do mandato. A força política do prefeito, entretanto, se sobrepôs aos interesses dos candidatos Marcelo Palmeira e Galba Netto.
BASTIDORES
Mesmo com uma bancada robusta na Câmara com a escolha de Chico Filho para presidi-la, vereadores confidenciam que a oposição a JHC na Câmara será intensa a partir de 1º de janeiro.
PRA BAIXO
O ano de 2024, com exceção da reeleição para vereador, não foi lá esse ouro 18 para Galba Netto. Perdeu a corrida para ser o candidato a vice de JHC para o senador Rodrigo Cunha e não vai mais encabeçar a chapa para a Mesa Diretora.
MARCHA À RÉ
Finalmente, depois de dias de tensão, a prefeitura entendeu que decisão da Justiça é para se cumprir. No final de semana, como em filme de suspense, as placas de estacionamento proibido estavam sendo cobertas por um plásticos pretos, induzindo a população a pensar que essa medida é apenas provisória.
E AS MULTAS?
Ao não concordar com as ações da prefeitura na Avenida Sílvio Viana, é de se perguntar como ficarão os usuários que tiveram seus veículos multados nos últimos dias.
BURAQUEIRA
Afora as ornamentações na orla marítima que estão atraindo nativos e turistas de várias regiões do país, a prefeitura esquece de tapar os buracos que já chegaram às principais avenidas, a exemplo da Fernandes Lima. Os motoristas são obrigados a fazer manobras arriscadas sob pena de danificar seus veículos.
REPRESENTATIVIDADE
A predominância feminina no secretariado do Governo de Alagoas volta a ganhar destaque nacional. Em um ranking inédito divulgado pelo Censo Secretárias Brasileiras, o estado alagoano aparece em primeiro lugar, com 54% de mulheres ocupando cargos no alto escalão. Essa configuração já é uma marca consolidada pelo governador Paulo Dantas desde o início de sua gestão. O documento foi produzido por um comitê gestor formado por 4 Institutos: Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas.
REPRESENTATIVIDADE 2
No ranking do Censo Secretárias Brasileiras, Alagoas se destaca em primeiro lugar de forma significativa, uma vez que é o único estado do país que ultrapassa o percentual de 50% em relação a predominância mulheres no secretariado. A sequência vem com Ceará (47%), Pernambuco (44%), Amapá (41%) e Rio Grande do Norte (40%). A pesquisa ouviu 67% das 341 mulheres que estiveram à frente de secretarias de governo entre dezembro de 2023 e março de 2024.