Campanha a todo o vapor para os mais diversos cargos nas eleições de 2026, o MDB do Governador Paulo Dantas tem demonstrado que o objetivo maior da estratégia política é a formação de novas alianças, especialmente de ex-prefeitos que não puderam se habilitar no último pleito. E é o que tem feito recorrentemente.
Já os adversários do MDB em posições estratégicas, como o PP de Arthur Lira e o União Brasil, que agora formam uma federação para marcharem juntos nas próximas eleições, não ficam para trás. Com recursos de emendas do Orçamento, têm feito a festa em muitos municípios, o que pode render bons frutos daqui pra frente.
AMPLA CONSULTA
Como os cargos majoritários – tanto para o governo do Estado como para o Senado – tem movimentado bastante os bastidores políticos, ainda será necessária uma ampla consulta das bases para se definir quem é quem na disputa.
INDICAÇÃO
Como o senador e Ministro dos Transportes, Renan Filho, está propenso a disputar o governo de Alagoas – com isso ajudaria na reeleição do pai, senador Renan Calheiros –, do outro lado não se sabe se, definitivamente, o prefeito JHC e o deputado Arthur Lira toparão a parada.
CONFIRMAÇÃO
A alguns vereadores de sua base na Câmara Municipal, o prefeito JHC confidencia que será candidato ao governo no próximo ano, seja quem for o seu adversário, parecendo que as conversas de bastidores têm um certo sentido.
INCÔMODO
A Operação Falácia, ainda em andamento pela Polícia Federal, tem incomodado a Mesa Diretora da Câmara Municipal, que trabalha para desassociar um problema isolado que até agora atingiu apenas um vereador, com os reais objetivos da instituição, que tem como uma das metas concluir o Plano Diretor da cidade de Maceió, atrasado em pelo menos 20 anos.
RESSONÂNCIA
Os altos salários dos Conselheiros de Tribunais de Contas pelo Brasil afora – inclusive do estado de Alagoas – tem repercutido negativamente na imprensa nacional. Além disso, a indicação, que normalmente é feita por indicação política, independentemente de o candidato ter preparo técnico, ou não.
GRAVIDADE
Outra denúncia grave feita nas redes sociais pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL) é também sobre vencimentos dos procuradores de Estado, que têm ultrapassado os limites estabelecidos pela Constituição. Um fator que precisa ser analisado pelas autoridades.
PRESSÃO
O Partido Liberal, que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro, já está convidando a população para mais um ato público desta vez em Brasília, no dia 7 de maio. A possibilidade de um acordo sobre as penas aplicadas até agora de quem participou do quebra-quebra nas instalações dos Três Poderes pelo STF não tem agradado muito a quem quer a Anistia, Já.