O deputado Rafael Brito anunciou o apoio do presidente Lula na sua campanha à prefeitura de Maceió, mas a grande dúvida é se ele vem participar de caminhadas ou comícios que já podem ser feitos a partir da próxima sexta-feira.
Uma coisa é o apoio – que ocorrer através de mensagens no rádio e televisão – mas sua presença em Maceió é onde está o nó da questão. Com bom trânsito entre o MDB do senador Renan Calheiros e o PP do deputado Arthur Lira, sua vinda a Alagoas com objetivo político ainda é uma incógnita.
Incentivo
A presença do presidente Lula em Maceió, muito embora pareça bastante improvável, deixaria o deputado Arthur Lira numa situação de desconforto com seu candidato, instalando-se aí um clima de animosidade, o que não seria interessante para nenhuma das partes.
Visibilidade
Como as eleições de 2026 estão bem ali, os principais personagens querem capitalizar prestígio, seja de que jeito for, contanto que robusteça os seus objetivos políticos.
Lá e cá
Se o ex-presidente Jair Bolsonaro decidir participar da campanha de JHC em vista a Maceió, certamente o PT e o MDB tentarão a todo custo trazer Lula para equilibrar a campanh, que já começa polarizada.
Contagem regressiva
Todos os candidatos a vereador e a prefeito podem, a partir da próxima sexta-feira, dia 16, fazer propaganda com folhetos, adesivos, volantes e outros tipos de impresso. Eles também podem instalar comitês, realizar comícios, caminhadas, carreatas e passeatas.
Avanço
A legislação eleitoral neste ano também permite publicações nas redes sociais, mas faz ressalva contra impulsionamento de conteúdos, o que será fiscalizado pelo Ministério Público e pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral.
Contrasenso
O prefeito JHC certamente tem boas intenções para trazer corridas automobilísticas para Maceió, mas é preciso primeiro dar uma atenção especial a buracos que vêm surgido na cidade desde o início do inverno e que já aparecem até nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góis Monteiro, os dois maiores corredores de tráfego da capital.
Aparecendo
Ao se aproximarem as eleições de outubro, as denúncias sobre deficiências na administração pública municipal tomam ritmo acelerado, o que se pode comprovar através das redes sociais. No radar, recuperação de ruas e avenidas, obras inacabadas, como o Canal do Salgadinho, e atendimento aos serviços básicos da saúde e educação.