Com JHC próximo de sair do PL para migrar para o PSB, dentro do seu projeto político e a convite do prefeito do Recife, João Campos, o questionamento que se faz é como vai acontecer a aliança com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, que passa a comandar a federação União Progressista, a priori adversária dos partidos de esquerda.
Nos bastidores, o prefeito de Maceió estaria definindo a sua situação política em evento do PSB, em Brasília, neste final de semana, aliando-se – depois de muitas negociações – ao bloco político do Presidente Lula. Ele espera com isso receber manifestações de generosidade por parte do Palácio do Planalto.
CONVITE
Não é de agora que o prefeito João Campos – que deverá ser eleito presidente nacional do PSB – convida JHC a comandar o partido em Alagoas, o que o faria ter uma legenda no estado chamada de sua.
SEM ALARDE
Para pessoas ligadas ao prefeito de Maceió, sua filiação ao PSB seria uma demonstração de que não ficaria submetido às orientações de algum outro grupo político, ficando com autonomia de formar outro bloco para disputar as eleições de 2026.
INCERTEZA
O deputado Arthur Lira acelerou fundo para tocar o seu projeto para o Senado – demonstrando sua disposição ao anunciar seu filho Álvaro como candidato a deputado federal . Ele dá a impressão de que, com ou sem JHC, seguirá em frente.
NO PÁREO
Enquanto os partidos de centro ainda não encontraram a chapa ideal para disputar as duas vagas ao Senado – podem acontecer muitas reviravoltas –, a disputa torna-se a cada dia mais dura. De um lado, Artur Lira, Davi Davino e Alfredo Gaspar têm boas chances, mas precisam planejar bem e acertar uma aliança sólida que não venha a trazer surpresas.
JOGO POLÍTICO
Embora o Governador Paulo Dantas confirme que ficará até o fim do mandato, em 2026, muitas coisas podem ainda acontecer, até mesmo nada. Vai depender do projeto do Vice-governador Ronaldo Lessa, que também assegura que ficará no mandato até o final de 2026.
AFASTAMENTO
Com o processo de cefaleia que o tem acometido, Ronaldo Lessa voltará a se afastar temporariamente de suas funções para tratar de sua saúde fora de Maceió. O Vice tem sentido o desconforto mais forte, e isso vem prejudicando suas atividades políticas.
PARTICIPAÇÃO
O Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor, que disputará a reeleição no ano que vem, deverá indicar o nome que formará na chapa do senador Renan Filho para o governo do Estado, isso se os ventos não mudarem de direção.