Revelada a intenção do Governador Paulo Dantas de mexer na sua equipe de primeiro escalão, como Fatos & Notícias vinha noticiando desde a semana passada, resta saber os nomes e as secretarias que terão novos inquilinos a partir dos próximos dias.
Entre as comentadas que deverão entrar na lista, algumas têm grande peso político, que naturalmente atrairão novas lideranças e até mesmo prefeitos do interior. O critério da escolha de Paulo será técnico, mas principalmente com viés político, com o objetivo de reforçar o time para as eleições de 2026.
SEGREDO
Pessoas que transitam bem nos corredores do Palácio República dos Palmares apostam que as substituições acontecerão de forma rápida e as secretarias serão escolhidas a dedo. O Governador, inclusive, não estaria satisfeito com o rendimento de algumas pastas, mas trabalha para não constranger quem esteve ao seu lado durante um longo período do seu governo.
SEM SOMAR
Entre as justificativas de mudanças pontuais no secretariado estadual, o governo avalia quais os partidos que fizeram o dever de casa e contribuíram para o sucesso nas eleições em 65 municípios alagoanos. Alguns deles, mesmo que façam parte do pacote, não estão na relação futura para novas alianças.
MUDANÇAS, JÁ
É o que defendem pessoas ligadas ao Governador do Estado. Como já admitiu promover mudanças pontuais no seu secretariado, a missão agora é escolher quais as pastas serão escolhidas para substituições dos seus titulares.
NA LISTA
Cacau, de Marechal Deodoro, e Renato Filho, do Pilar, deverão ser as duas aquisições que serão feitas pelo Governador Paulo Dantas para integrar o seu secretariado. Vitoriosos, os dois políticos se destacaram na administração municipal.
INDECISÃO
Quem vai decidir até dezembro com quem ficará o comando da Assembleia Legislativa é o próprio Presidente da Casa, deputado Marcelo Victor. Mas alguns garantem que existe a possibilidade de reeleição. Se não houver, há quem aposte no nome de Bruno Toledo para presidir nos próximos dois anos a Casa de Tavares Bastos.
NEGOCIAÇÃO
As negociações para uma mudança no projeto político, principalmente no MDB, não param por aí. O processo e o destino dos protagonistas serão analisados com a participação do Governador Paulo Dantas, que tem sido a maior expressão do partido nesses últimos dois anos.
OPÇÃO
Como o deputado Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados, marcha firme para uma candidatura ao Senado, alguns políticos correm para preencher a lacuna em municípios da região metropolitana. É o caso do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, do PT, que circulou nas redes sociais num batepapo com Gilberto Gonçalves, prefeito de Rio Largo.