Com uma liberação parcial de recursos destinados à Saúde, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, continuará sendo um calo para os congressistas que apostavam poder usar as emendas parlamentares como bem quisessem.
O ministro não deverá abrir mão de alguns pontos considerados inegociáveis, a exemplo do detalhamento do rito de aprovação das emendas, transparência quanto à autoria e destinação dos recursos. Ou seja, um freio no projeto inicial do Congresso Nacional.
APERTANDO
Mesmo que o incômodo inicial tenha passado, o inquérito que Dino mandou instaurar vai trazer muitas preocupações para deputados e senadores, que veem se aproximar o momento da substituição dos presidentes da Câmara e do Senado.
PUNIÇÕES
A não ser que haja outras definições por parte do Congresso Nacional, quem tentar driblar ou desrespeitar as regras estabelecidas pelo ministro Flávio Dino haverá de arcar com as consequências, pontua a imprensa nacional.
GARANTIDOS
Os municípios onde o deputado Marcelo Victor tem ascendência política vão receber visita durante esses quinze dias do próprio que assumiu a interinidade do governo. Marcelo Victor não se esquece de quem marchou com ele nas últimas eleições.
TOMA LÁ...
Além de ser vice-prefeito, Rodrigo Cunha ganhou ainda a poderosa Secretaria de Infraestrutura, responsável pelas maiores obras da municipalidade. A generosidade passa pela abertura do espaço por JHC para sua mãe, Eudócia Caldas, no Senado da República.
PRIORIDADE
O Governador Paulo Dantas, antes de viajar à Europa, assinou projetos de algumas obras especialmente no campo social e demonstra manter neste ano o cronograma estabelecido pela Secretaria do Planejamento. Antes de embarcar, apenas uma recomendação: a lembrança aos seus auxiliares de observar com muita atenção o corte de gastos para adequar ao orçamento do Estado.
REAPARECEU
O vice-governador Ronaldo Lessa também tirou umas férias para o deputado Marcelo Victor poder assumir o governo na ausência de Paulo Dantas. A princípio sumido, Lessa reapareceu passeando pelos bairros temáticos do Rio de Janeiro.
SEQUÊNCIA
Como Marcelo Victor assumiu o governo com a saída de Paulo Dantas e de Ronaldo Lessa, a presidência da Assembleia Legislativa tem novo ocupante durante alguns dias: Bruno Toledo.
QUESTÃO DE TEMPO
A oposição, entretanto, começa a perder forças nos seus quadros na Câmara, com a adesão do vereador Kelmann Vieira, do MDB, ao grupo do prefeito JHC. Nos bastidores do partido é esperado que ele deixe o MDB para evitar medidas mais duras por parte da agremiação.