Bastou apenas um pouco mais de uma hora de chuva torrencial para deixar Maceió literalmente debaixo d’água. Um alerta para a Prefeitura de Maceió se prevenir enquanto é tempo do inverno que vem por aí. Ruas, avenidas, os principais corredores de transporte ficaram intransitáveis pela força da água e deslizamento de barreiras.
Tanto na parte alta como na parte baixa da cidade, o aguaceiro trouxe, como sempre, transtornos à população e penalizou os pequenos comerciantes no entorno do Mercado da Produção, os quais, mais uma vez, são os que mais sofrem com repentinas chuvaradas.
INSUFICIENTE
Muito embora a prefeitura venha assegurando que a limpeza das galerias está sendo feita recorrentemente pelos órgãos competentes, o que se viu, dessa vez, foi o acúmulo de lixo em praticamente todos os lugares de Maceió.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Como a limpeza de canais, galerias e riachos que cortam Maceió deve ser feita habitualmente, a prefeitura deve se prevenir mais para evitar vexames como os observados na manhã de ontem, em que os prejuízos são inestimáveis nas áreas mais atingidas pelas chuvas, que por pouco não causaram mortes.
GANHANDO FORÇA
Depois que a Gazeta despertou as autoridades para os problemas futuros que poderão advir da construção de 5 espigões de 15 andares, cada um, na área onde está instalado o Hotel Jatiúca, os vereadores de Maceió anunciaram que vão discutir com muita atenção o problema.
ALTERNATIVAS
Entre as muitas alternativas que estão em pauta para serem discutidas, uma seria a construção de um parque público no local, mas ainda não se sabe como as negociações financeiras vão ser resolvidas. A situação, como se percebe, não é fácil e tende a parar na Justiça.
MOVIMENTADO
Os bastidores políticos em Alagoas têm se movimentado como nunca nos últimos dias, projetando uma aliança branca entre os protagonistas das eleições de 2026, quando serão eleitos presidente da República, governador, senadores e deputados. Embora as conversas sejam feitas na calada da noite, as negociações aumentam a cada dia.
INTERMEDIÁRIOS
Como futuras alianças estão sendo postas à mesa sobre as eleições de governador, senador, deputados federais e estaduais, o quadro político ainda encontra algumas resistências.
MISTÉRIO
Ainda não se sabe profundamente quem conseguiu a proeza de garantir um repasse de R$ 26 milhões em emendas parlamentares para contratação de mão de obra, em Brasília, por meio de uma ONG sediada em Maceió. Elas foram suspensas pelo governo federal.