A Justiça Eleitoral vai ter muito trabalho até as eleições para julgar as inúmeras ações que são intentadas pelos principais candidatos a prefeito de Maceió. Mesmo que o rumo das coisas possa mudar de direção, a princípio o deputado federal Rafael Brito e o prefeito JHC aparecem como os nomes mais fortes para disputar as eleições majoritárias.
Como as denúncias irão se suceder quase diariamente, principalmente nas redes sociais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) fará um esforço concentrado para dar conta dos processos que não param de chegar. No tumultuado quadro eleitoral, estarão, de um lado, todos os candidatos e, do outro, diversas bancas de advocacia e a Justiça Eleitoral.
Regras eleitorais
O candidato deve saber que não pode ridicularizar adversários e, na reiteração de uma conduta que já tenha sido punida pela Justiça, poderá haver suspensão temporária da participação do partido no programa eleitoral gratuito, que começa no dia 30 de agosto.
Proibição
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também alerta que não será permitida propaganda política paga no rádio e na televisão, sob pena de aplicação de sanções contra quem assim proceder. De acordo com a Lei das Eleições, no período destinado à propaganda eleitoral em rede, as emissoras de rádio e de TV devem reservar de segunda a domingo 70 minutos com inserções de 30 a 60 segundos a critério do partido político.
Ponto final
O Partido dos Trabalhadores, em Maceió, já tinha o entendimento de que não deveria indicar o vice na chapa de Rafael Brito e a maioria das tendências confirmou ontem a decisão. A aliança, porém, está mantida com o MDB, conforme anunciou o Diretório Nacional.
Em alta
Depois do almoço que participou com o governador Paulo Dantas, o deputado Paulão abriu as portas para uma relação mais aproximada do PT com o MDB.
Suspense
Como o PT não vai indicar o candidato a vice, o MDB estuda um nome junto aos outros partidos para formar na chapa de Rafael Brito, que ganha um reforço enorme com o tempo de rádio e televisão devido à entrada do PT.
Surpresas
Ninguém garante, mas até lá podem ocorrer algumas surpresas, tanto de um lado como do outro. Nomes estão sendo analisados e alguns podem deixar o palanque por conveniências dos próprios partidos.
Chegando
Faltando menos de uma semana para o fechamento das convenções partidárias, que termina no próximo dia 5, os partidos que vão disputar as eleições proporcionais e majoritárias ainda discutem outras alternativas, como desistências e substituições.
Definido
A expectativa é de que até o fim de semana todas as agremiações tenham definidos seus candidatos para a prefeitura de Maceió e Câmara de Vereadores.