Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
HOME > blogs > FATOS & NOTÍCIAS
Imagem ilustrativa da imagem Disputa na Câmara de Maceió depende da posição de JHC

BLOG DO
Fatos & Notícias

Disputa na Câmara de Maceió depende da posição de JHC

Indefinida, mesmo que um dos candidatos admita que leva vantagem para se eleger presidente da Câmara de Vereadores pelos apoios que tem recebido nos últimos dias, a expectativa, entretanto, fica por conta da posição a ser tomada pelo prefeito JHC.

Sem decidir se entra ou não nesse jogo pesado que certamente terá reflexo nas eleições de 2026, o prefeito de Maceió vê nos dois candidatos, Galba Netto e Marcelo Palmeira, dois parceiros na sua administração. Até, lá, porém, JHC há de se manifestar ou lavar as mãos como fez a figura bíblica Pôncio Pilatos, e vença quem melhor se articular.

REFLEXO

A eleição da Mesa Diretora da Câmara passa necessariamente pelas eleições de 2026, em que os vereadores estarão envolvidos na campanha que elegerá o Governador do Estado, dois senadores, deputados federais e estaduais.

INFLUÊNCIA

Como os vereadores trabalham diretamente com as bases, incluindo-se aí as lideranças dos bairros, a definição da eleição da Mesa Diretora é fundamental para as estratégias de alianças para o processo eleitoral em 2026.

VANTAGEM

Mesmo que os nomes não sejam revelados, há candidato que já admitiu possuir a maioria dos votos, mas, se o prefeito JHC entrar na jogada, pode mudar o rumo das eleições.

DISTRIBUIÇÃO

Muito embora tudo permaneça sendo tratado nos bastidores, praticamente todos os cargos da Mesa Diretora já foram comprometidos e negociados, faltando apenas alguns poucos tidos como reservas técnicas para serem utilizados no apagar das luzes da campanha.

MISSÃO

Enquanto, na Câmara Municipal, a campanha para a eleição da Mesa Diretora ferve, no MDB a preocupação é reconduzir o senador Renan Calheiros ao Senado e, naturalmente, eleger o futuro Governador.

RUMORES

Para a eleição dos dois senadores, novos nomes, além de Renan Calheiros e do deputado federal Arthur Lira, devem entrar na jogada. Alguns têm força política em Maceió, maior reduto eleitoral do Estado, e avançam também em novas alianças no interior.

DE OLHO NAS PESQUISAS

Como os candidatos são vidrados em pesquisas eleitorais, os institutos deverão ter muito trabalho a partir do próximo ano. Como alguns deles são profissionais do ramo e analisam mensalmente pesquisas eleitorais para saberem da situação do momento de cada um, o trabalho será intenso.

SEM VOLTA

Com a certeza de que está desagradando o senador Renan Calheiros e mesmo que o PT não tenha disparado nas últimas eleições, o deputado Paulão bateu o martelo, vem dizendo que será mesmo candidato ao Senado e que deverá contar com o apoio do Presidente Lula.

X