Em meio a confetes e serpentinas e ao som de marchinhas e passos cadenciados de sambas na terça-feira de carnaval, o prefeito JHC revelou a aliados na Câmara de Maceió que é candidatíssimo ao governo de Alagoas, independentemente de quem seja seu adversário nas eleições do próximo ano.
Como pairavam dúvidas sobre a candidatura do Ministro dos Transportes, Renan Filho, é bom a oposição ao prefeito da capital ir se preparando para o embate, que deverá ficar na história de Alagoas.
SEM VOLTA
A fonte que revelou a decisão de JHC, que tem desconversado quando o assunto é a eleição para o governo do Estado, fez algumas projeções e parece que a pretensão de JHC está consumada.
NADA IMPEDE
A alternativa de o prefeito sair candidato ao Senado da República está totalmente descartada, já que o deputado Arthur Lira faz parte do projeto, com o apoio de mais de 33 prefeitos aliados no interior, que, por certo, acompanharão o voto do expresidente da Câmara dos Deputados.
ESTRATÉGIA
Com a perspectiva de contar maciçamente com o eleitorado de Arapiraca, onde tem circulado com frequência, JHC diz contar com Maceió e avançar nos redutos que ainda hoje fazem parte da oposição. Saindo de Maceió e Arapiraca – os dois maiores colégios eleitorais do Estado – e o apoio dos municípios que devem atenções a Arthur Lira, supostamente o prefeito acha que as eleições são favas contadas.
AGUARDANDO
Do lado de lá, ou seja, do Governador Paulo Dantas, senadores Renan Calheiros e Renan Filho e do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, a solução que existe é lançar o Ministro dos Transportes para evitar que se perca o protagonismo nas eleições.
SEM ALARDE
O interlocutor da Câmara acha que uma disputa entre JHC e Renan Filho é o que se projeta e está muito próximo de acontecer. E ambos vêm sinalizando com ações e gestos para o eleitorado. Renan Filho na construção de estradas no interior, além do arco metropolitano, e JHC investindo pesado na capital.
ZUM, ZUM, ZUM
Durante os dias de carnaval, reuniões e visitas programadas aconteceram no interior, especialmente na cidade da Barra de São Miguel, onde Arthur Lira e Renan Calheiros possuem residências de praias. O assunto não foi outro a não ser as perspectivas para as eleições do próximo ano.
SUA VEZ
No entorno do deputado Arthur Lira, o sintoma principal é sua candidatura ao Senado, e – como já aconteceu recentemente - alguns prefeitos do próprio MDB participaram de um encontro político em Maceió, o que causou certo desconforto aos adversários do PP.