Um congestionamento de câmeras, assessores, marketeiros e candidatos estão povoando as principais regiões de Maceió para produzir seus programas para o guia eleitoral, onde constarão os planos de governo, projetos e, naturalmente, muitas denúncias.
Nas redes sociais as críticas começam a aparecer com maior frequência, demonstrando como será a campanha política, que na prática já começou. Depoimentos de pessoas da periferia apontando as necessidades dos bairros fazem parte do conjunto da propaganda, que começará a ser ácida à medida que se aproximam as eleições.
Foco
Entre as promessas e denúncias, está o Mercado da Produção, construído ainda na época do ex-prefeito Dilton Simões, cuja gestão foi iniciada em 1975. Na época, Dilton conseguiu acabar com o famoso Canal da Levada.
Sem avanço
De lá pra cá, o Mercado da Produção, que chegou a ser o principal ponto comercial da população, recebeu pouco ou quase nada de adaptações e os velhos problemas ainda persistem na região.
Novo mercado
Nos bastidores, comenta-se de que o prefeito JHC, durante sua campanha para a reeleição, deverá anunciar a construção de um novo mercado, além da revitalização da Feirinha do Tabuleiro, que atende precariamente à população da parte alta da cidade.
Explicações
Se, por um lado, o prefeito JHC vai ter que explicar algumas posições tomadas durante o seu mandato, por outro seus adversários terão também que fazer o mesmo. Dentro desse contexto, será inevitável o surgimento de denúncias até sobre a vida pessoal dos candidatos.
Os “laranjas”
Até agora, não se falou, mas candidatos e a Justiça Eleitoral estão de olho em possíveis “laranjas”, aqueles que costumam fazer a diferença nas campanhas políticas na capital e no interior. Essa figura cooptada por adversários era escalada para fazer denúncias pontuais, às vezes com consequências imprevisíveis.
Inacreditável
E algumas pesquisas que circulam por aí, hein? São números verdadeiramente impressionantes.
Apelação
O Tribunal Regional Eleitoral deve apertar a fiscalização em cima de alguns institutos, até agora desconhecidos, sobre pesquisas eleitorais, mesmo que elas sejam oficialmente registradas. A discrepância nos números dá pra desconfiar.
Começando
Começa nesta sexta-feira (16) a campanha dos candidatos a prefeito e vereador nas ruas. Comícios, carreatas, passeatas e distribuição de panfletos são permitidos pela legislação eleitoral. Mas, por favor, não sujem a cidade, como acontece e época de eleição.