Em meio às turbulências em Brasília com a suspensão das emendas parlamentares, a reforma ministerial que será feita pelo Presidente Lula no início do próximo ano é um tema recorrente na seara política, e o deputado Arthur Lira é um dos nomes com amplas possibilidades de assumir um ministério.
Como a minirreforma está prevista para logo após a eleição das Mesas da Câmara e do Senado, as articulações vão de vento em popa em Brasília. Mesmo com um concorrente de peso, Lira poderá ser anunciado como Ministro da Agricultura, em que pese o presidente do PSD, Gilberto Kassab, querer a indicação de Guilherme Campos.
SEM ATRITO
Como a possibilidade da indicação de Arthur Lira é real, a reação contra a decisão do ministro Flávio Dino de suspender os R$ 4,2 bilhões das emendas parlamentares pode ser postergada, só que ninguém sabe até quando.
OUTRO PROJETO
Aliados de Arthur Lira confidenciam, entretanto, que seu projeto não é integrar o governo do Presidente Lula, mas se fortalecer junto ao Planalto para poder disputar com tranquilidade o Senado da República e indicar um dos seus filhos para a Câmara Federal.
IMPASSE
Enquanto as tratativas acontecem, até agora não existe uma decisão formal da presidência nacional do União Brasil para modificar o diretório regional, em Alagoas, que é dirigido por Luciano Cavalcante, indicado pelo deputado Arthur Lira.
EMBATE
Desde alguns dias que a disputa pelo União Brasil entre Arthur Lira e Alfredo Gaspar de Mendonça é grande, mas até agora nenhum sinal de que o partido saia das mãos do presidente da Câmara dos Deputados.
SEM CHOQUES
Durante a semana, o deputado Alfredo Gaspar considerou que a disputa pelo diretório regional do União Brasil é democrática e nada que aponte qualquer desconforto entre os dois.
ESCOLHIDOS
Mesmo que não tenha sido oficializada, a Mesa Diretor da Câmara, além de Chico Filho, presidente, será formada inicialmente por Silvânia Barbosa como vice-presidente, Jeannyne Beltrão, na segunda vice-presidência, Galba Netto como primeiro-secretário e Luciano Marinho, Siderlane Mendonça e Cal Moreira como segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente.
MUDANÇAS
Até lá, entretanto, algumas posições podem sofrer alterações, dependendo da discussão do grupo e o espaço político de cada um na prefeitura de Maceió.
GARANTIDOS
Como alguns vereadores serão convidados a exercer alguns cargos na administração de JHC, ficou evidente que não figuram na composição da Mesa Diretora. O vereador Eduardo Canuto, por exemplo, é um deles.