A possibilidade de o deputado Isnaldo Bulhões ser convidado para assumir o Ministério das Relações Institucionais, no lugar de Alexandre Padilha, deslocado para a Saúde, é cada vez maior. O anúncio pode acontecer a qualquer momento.
Com Isnaldo no ministério, em uma posição estratégica, o MDB se fortalece para as eleições do próximo ano, o que tem causado grande desconforto entre os partidos do Centrão.
PREJUÍZO
Mesmo que os partidos que apoiam o presidente Lula discordem da indicação para novos cargos no 1º escalão do governo em face da queda de popularidade do chefe do Executivo, mais um ministro do MDB no alto escalão não estaria nos planos.
REAÇÃO
Ou deve surgir uma compensação para o Partido Progressista e aliados ou um embate ferrenho se avizinha. Afinal de contas, os conflitos políticos regionais sempre estão em primeiro lugar, e as eleições de 2026 estão na ordem do dia, em que todos têm interesses comuns.
PANOS MORNOS
Para aliados do Centrão, a situação dever ficar definida nos próximos dias com alguma compensação, ou a debandada das hostes governamentais será apenas uma questão de tempo.
GARANTIA
O que os deputados desejam é que haja um equilíbrio de forças entre o MDB e o PP, mas parece não será bem assim. Neste carnaval, certamente os protagonistas de mais esse imbróglio deverão encontrar uma solução que atenda a todos.
EXPLICADO
Agora se sabe por que a Câmara Municipal de Maceió, no final da legislatura passada, aprovou a criação de um número enorme de cargos comissionados com altos salários. Lideranças políticas de outros municípios começam a ser acomodados em postos estratégicos para que possam ajudar o prefeito JHC numa eventual candidatura ao governo do Estado no próximo ano.
DEFINIÇÃO
Aliados de JHC admitem que o recesso do carnaval vai possibilitar que o prefeito faça a arrumação na administração, avance na nomeação para bons cargos comissionados de conhecidas lideranças políticas e defina o projeto que possa levá-lo a disputar o governo de Alagoas.
COMPENSAÇÃOComo tem uma bancada confortável na Câmara de Maceió para lhe dar sustentação política, aos poucos os vereadores aliados estão emplacando nomes de sua confiança para poder garantir os projetos que normalmente vêm por aí.
NEUTRALIZAÇÃO
Nos bastidores, já se fala numa ação mais presente da bancada da situação para neutralizar as investidas da oposição, onde o vereador Rui Palmeira, ex-prefeito de Maceió, conhece bem os problemas existentes do município e que carecem de uma atenção mais especial por parte da prefeitura.