Mesmo que ambos não comentem, está em curso uma dobradinha para as eleições do próximo ano entre o senador Renan Calheiros e o deputado federal Arthur Lira. A demonstração foi dada no encontro entre prefeitos do PP e do MDB em eventos diferentes, nos quais demonstraram que, nos bastidores, uma aliança branca está se desenhando.
Como Renan e Arthur no momento não participam de uma artilharia de denúncias como sempre acontecem em campanhas eleitorais, o que se depreende é que os dois estão bem mais próximos do que se possa pensar.
CARIMBANDO
Com essas demonstrações, fica claro que ambos perseguem os mandatos de senador nas próximas eleições, num acordão do qual também deverão participar deputados federais estaduais e, sobretudo, prefeitos de norte a sul de Alagoas.
LAGOA DA ANTA
Durante a sessão de ontem da Assembleia Legislativa Estadual, o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais da Casa, deputado Delegado Leonam (União Brasil), convidou os parlamentares e a população para participarem, no dia 10 de março, de uma audiência pública que vai debater a preservação da Lagoa da Anta, no bairro da Jatiúca. O deputado explica que o tema veio à tona devido a um projeto que prevê a construção de cinco megatorres naquela região.
PRESERVAÇÃO
“O nosso objetivo é trazer os atores envolvidos nessa temática para tentarmos chegar a um denominador comum, evitando prejuízos, danos ou crimes ambientais. A Lagoa da Anta é a última lagoa urbana de Maceió, que antigamente era bem maior. Hoje, é um espaço de convívio urbano muito importante e que deve ser preservado”, disse Leonam. O parlamentar também deu ênfase ao entorno daquele espaço, pois envolve matas ciliares, cuja supressão, segundo ele, é um crime ambiental. “Existem ainda outras questões, como a mobilidade urbana. Precisamos ter em vista, como prioridade, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, concluiu.
SINALIZAÇÃO
Ao citar o vereador Allan Pierre (MDB) como um batalhador naárea do Benedito Bentes durante a entrega de casas populares, o prefeito JHC sinaliza e parece estar convencido de que uma aliança por baixo dos panos está muito próxima de acontecer entre Lira e Calheiros.
DISPUTA PELO GOVERNO
Como praticamente o PP e o MDB sacramentaram um acordo que dificilmente virá a público neste ano, resta apenas a definição de alguns nomes na luta para federal e o nome do candidato a governador, assunto que passará por Paulo Dantas e o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.
PRESSA
Mesmo que ainda falte mais de um ano para as eleições de 2026, os partidos não querem perder de vista os eleitores que lhes garantirão mais espaços na atividade política.