Maceió foi a vitrine que ajudou JHC a conquistar o governo de Alagoas. A partir de janeiro, o governador eleito terá a oportunidade de fazer do estado uma referência para ampliar sua presença na política nacional.
No último domingo (01/11), conversei com JHC durante um leilão. A entrevista exclusiva, voltada principalmente às prioridades para o agro, será publicada neste fim de semana. A impressão foi de um político que sabe o que pretende fazer ao assumir o governo.
As declarações ao Congresso em Foco também ajudam a compreender esse momento. JHC fala de experiências administrativas que pretende levar ao estado, do papel de Marina Candia no Senado e do futuro do PSDB. Sua atuação começa a alcançar temas que ultrapassam a disputa local.
A vitória sobre Renan Filho deu visibilidade nacional ao governador eleito. Aos 39 anos, ele chega ao cargo depois de conquistar um mandato estadual, duas eleições para deputado federal e duas para prefeito de Maceió.
O espaço político está aberto. Transformá-lo em uma trajetória nacional dependerá, sobretudo, do que entregar à população alagoana. A experiência de Maceió oferece uma referência, mas governar o estado traz outras responsabilidades e dificuldades.
Durante muito tempo, adversários tiveram dificuldade para compreender os movimentos de JHC até o governo. Será que agora entenderão seus próximos passos?
É sobre isso que falo em O Tema de Hoje!
Assista ao vídeo.