No próximo dia 6, mais de 2,4 milhões de eleitores de Alagoas vão as urnas para eleger 102 prefeitos, 102 vices e 1.092 vereadores. Na disputa, de acordo com dados do TSE, estão 260 candidatos a prefeito e vice e 5310 a vereador.
MDB (1.115), PP (950), PSB (850), União (429), PDT (421), Republicanos (384), PL (340) são os partidos que apresentam maior número de candidatos.
Mas desde já é possível fazer uma estimativa do peso que cada “bloco” político terá depois das eleições.
O grupo do senador Renan Calheiros, Paulo Dantas, Renan Filho e Marcelo Victor, deve sair das urnas fazendo até 90 prefeitos. A maioria será eleita pelo MDB, PP e PSB.
Considerado principal adversário do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), Renan Calheiros revela que o MDB está apoiando candidatos do Progessistas em ao menos 16 cidades.
“Nosso grupo elegerá prefeitos em 89 ou 90 municípios” disse o senador nas redes sociais, se referindo aos candidatos que serão eleitos pelo MDB e por outros partidos.
“Nós estamos apresentando (pelo MDB) 82 candidatos a prefeito e apoiaremos candidatos a prefeito nos 102 municípios por outros partidos, PSB, Republicanos, PDT, PT e até pelo PP” , afirma Renan Calheiros.
Se confirmado o resultado esperado pelo senador, será a maior vitória de um grupo politico na história em Alagoas e uma das maiores em todos os estados do Brasil.
Nas redes sociais, o senador comentou o apoio do MDB a candidatos do PP e o apoio do Prgoressistas a candidatos do MDB. “Em 16 municípios, o MDB apoia candidatos do PP, como Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Porto Real do Colégio e por aí vai. Em 10 outros municípios, o PP apoia candidatos do MDB, Pilar, Atalaia, Arapiraca, Capela e por aí também vai”, enfatizou.
O governador Paulo Dantas avalia que o grupo fará no mínimo 80% dos prefeitos e conseguirá eleger também a maioria dos vereadores nos municípios. “O MDB tem chapas competitivas em praticamente todas as cidades, enquanto partidos aliados, a exemplo do PSB, terão chapas com condições de eleger vereadores em mais de 80 cidades”, afirma.
Independente do resultado, o governador acredita que o seu grupo político manterá o diálogo aberto com os futuros prefeitos, prefeitas e vereadores: “nós governamos para todos, pautados no desenvolvimento de Alagoas e iremos conversar com todos os eleitos, com o objetivo de atender aos interesses dos alagoanos”, aponta.