
A disputa pela presidência do diretório estadual do PT de Alagoas, que será realizada em julho deste ano, promete ser acirrada. O partido está dividido em dois grandes blocos – literalmente.
Menos de uma semana depois do lançamento da candidatura do deputado estadual Ronaldo Medeiros à presidência, o grupo que é liderado pelo deputado federal Paulão, lançou nesta sexta-feira a candidatura de Dafne Orion à presidência do partido.
O grupo de Ronaldo Medeiros reúne as tendências Resistência Socialista, Movimento PT, Democracia Socialista e a Articulação de Esquerda, além de um grupo de filiados do MST. Além de Medeirso, a chapa “Renova PT”, tem ainda a candiatura de Alê Costa para a presidência do PT de Maceió.
O grupo liderado pelo deputado federal Paulão, da tendência Construindo um Novo Brasil, reúne além da CNB outras tendências.
“O Processo Eleitoral Direto (PED) será um rico e importante momento para o nosso partido. As tendências Construindo um Novo Brasil, Frente Ampla, Esquerda Popular Socialista e Diálogo e Ação Petista estão juntas para apresentar ao conjunto de filiadas e filiados um firme compromisso partidário com os princípios petistas e com o foco necessário nos desafios que estão por vir em 2026”, disse o atual presidente do partido em Alagoas, Ricardo Barbosa nas redes sociais.
“Nossa candidata à presidência estadual do PT será a companheira Dafne Orion. Nosso candidato à presidência municipal de Maceió será o professor Luizinho!Dois combativos militantes que irão representar muito bem o nosso partido! Convidamos você a conhecer nossas ideias e se juntar a nós nessa caminhada!”, reforçou Barbosa.
Eleição direta
A eleição tanto para os diretórios municipais, quanto estaduais, será no voto direto. Por isso os candidatos farão campanha, corpo a corpo, com direito a debate. O PT de Alagoas tem mais 31 mil filiados, sendo mais de 12 mil em Maceió, que será um colégio eleitoral decisivo na eleição.
Esta é a primeira vez, em décadas, que o PT de Alagoas terá uma disputa acirrada pelo controle do diretório estadual, que está sob a influência da CNB há cerca de 30 anos.
A eleição direta foi definida pela diretório nacional.
Veja aqui:
PT divulga Regulamento do Processo de Eleição Direta (PED) 2025
Regras foram discutidas e aprovadas pelo Diretório Nacional durante reunião; eleições em todos os diretórios municipais do partido serão realizadas em 6 de julho; acesse o documento atualizado
Publicado em 24/02/2025 12h55
Durante reunião realizada na segunda-feira (17), o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras discutiu e aprovou as regras do Processo de Eleição Direta (PED) em 2025. Através da realização do PED, os filiados e filiadas do PT irão debater e votar a renovação das direções municipais, estaduais e nacional do partido.
Após a realização de debates e encontros internos, as eleições ocorrerão em todos os Diretórios Municipais no dia 6 de julho de 2025.
Acesse aqui ou leia abaixo a íntegra do Regulamento do PED 2025