Candidato a vereador pelo Partido Verde (PV) em Maceió, Sílvio Camelo Filho, 21 anos, vem se destacando como uma das principais vozes em defesa da juventude, com propostas voltadas para inclusão social e geração de emprego. Estudante de Psicologia, Sílvio tem um histórico de participação ativa em movimentos juvenis e sociais, com forte atuação em projetos voltados para jovens de baixa renda.
Entre suas principais bandeiras na campanha para a Câmara Municipal de Vereadores de Maceió está a adoção da CNH Social como uma política permanente. “Existem iniciativas pontuais, mas nós defendemos que o acesso à carteira de motorista se transforme em política pública permanente, como forma de ampliar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho para os jovens maceioenses”, aponta.
Sílvio Camelo Filho explica que, durante a campanha, tem tido a oportunidade de dialogar com jovens de todas as regiões de Maceió e, a partir deste contato, decidiu assumir compromissos específicos com a juventude. “Infelizmente, muitos jovens precisam trabalhar de moto para ajudar a família e não têm habilitação. Por isso é comum ver os veículos apreendidos e, como consequência, além de parar de trabalhar, esses jovens ainda precisam pagar multas”, relata.
Foi diante desta realidade crescente em Maceió que o jovem candidato decidiu incluir a CNH Social como uma das prioridades em sua campanha. “Nem todo jovem tem R$ 1 mil ou R$ 1,5 mil para tirar sua primeira CNH. Para muitos deles, o documento representa uma oportunidade de acesso ao mercado de trabalho. E por isso estou trabalhando em parcerias desde já para viabilizar a CNH Social em Maceió”, aponta.
O candidato do PV adianta que já conversou com o deputado estadual Sílvio Camelo, que assegurou a apresentação de emendas impositivas para o programa de CNH Social em Maceió: “O deputado tem forte atuação na capital e entende que esse projeto tem grande alcance. O compromisso já foi assumido e ele irá apresentar emendas para a concessão de 1 mil CNHs por ano. E eu vou trabalhar por mais”, enfatiza.
Sílvio Camelo Filho carrega no currículo a atuação no movimento estudantil e na juventude. Foi diretor do DCE do Cesmac, desenvolve projetos que aproximam os jovens da política e da cidadania. Além disso, sua trajetória é marcada pelo envolvimento em movimentos da igreja, nos quais tem sido um defensor dos direitos dos mais vulneráveis, com especial atenção para a juventude que enfrenta dificuldades para se inserir no mercado de trabalho.