Qual o projeto político do grupo do senador Renan Calheiros para 2026? Quem tiver interesse, a resposta pode ser antecipada nesta segunda-feira, durante reunião que será realizada na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a partir das 10h.
Além de Renan Calheiros, participam do encontro o líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões Junior, o senador Fernando Farias (MDB),e o deputado federal Rafael Brito (MDB). O ministro dos Transportes, Renan Filho também deve participar do encontro.
Renan Calheiros vai antecipar que será candidato à reeleição ao Senado em qualquer cenário. Ou seja, independente de outras candidaturas, a exemplo de JHC ou Arthur Lira.
O projeto é montar chapa majoritária completa, com apoio do governador Paulo Dantas e do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor. Não está definida, não o entanto, qual será a estratégia para o outro nome ao Senado – isto porque no próximo ano serão duas vagas de senador em disputa.
O cenário mais provável hoje, de acordo com vários analistas, é que o ministro Renan Filho seja candidato ao governo, numa dobradinha com Renan Calheiros, abrindo espaço – ou seja facilitando ou não – para uma a eleição de um senador de oposição. Mas essa é outra história.