Em postagens nas redes sociais, o ministro Renan Filho (Transportes) divulgou em suas redes sociais uma nota em que critica a nova posse do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, realizada nesta sexta-feira, 10.
O movimento de Renan Filho foi acompanhado, em Alagoas, pelo secretário de governo, Vitor Pereira. Nas redes sociais, ele reforçou o posicionamento do ministro: “A democracia é irrenunciável. Como repudiamos os ataques, a tentativa de golpe no Brasil, em janeiro de 2023, devemos repudiar o que acontece na Venezuela”, disse.
O filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL) chamou Maduro de “ditador incansável”. “Deixo meu repúdio ao regime que se impõe mais uma vez com a tentativa desse ditador em desrespeitar a soberana vontade do povo”, afirmou.
Vitor Pereira também reproduziu o texto de Renan Filho nas redes sociais: “Manifesto minha indignação à posse de Nicolas Maduro. A tomada do governo pela força bruta e sem legitimidade precisa ser condenada por todos nós defensores da Democracia”.
No seu texto, Renan Filho continuou: “Como membro do MDB, partido que historicamente sempre defendeu o respeito às liberdades individuais, à justiça e o voto popular, deixo aqui o meu repúdio ao truculento regime que se impõe mais uma vez hoje com a tentativa de posse desse ditador incansável em desrespeitar a soberana vontade do povo venezuelano.”
Sem reconhecimento
O governo Lula não reconheceu a reeleição de Maduro, por considerar que não houve transparência na divulgação dos resultados. O adversário do presidente, Edmundo González, se proclamou vencedor da eleição e foi reconhecido por alguns países como presidente eleito. O Brasil não reconheceu nenhum dos dois como vitorioso. O PT, partido do presidente, no entanto, parabenizou Maduro pela vitória nas urnas, mesmo com a polêmica em torno da divulgação dos resultados.
Defesa da democracia
Ao lado do governador em exercício, Marcelo Victor, e do ministro Renan Filho, Vitor Pereira participou, em Brasília, no último dia 8 de ato em defesa da democracia. O registro é da Agência Alagoas:
Governo de Alagoas reafirma defesa à democracia em memória ao ato de 8 de janeiro
Marcelo Victor esteve presente no evento ao lado do ministro Renan Filho, no Palácio do Planalto
O Governo de Alagoas reafirmou compromisso com a defesa intransigente da democracia, durante cerimônia que relembrou os dois anos da passagem do ato golpista de 8 de janeiro de 2023, realizado nesta quarta-feira, em Brasília (DF). O governador em exercício, Marcelo Victor, prestigiou o evento simbólico, liderado pelo presidente Lula, e que contou com a presença de representantes dos Três Poderes e governadores de estado.
Ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, do deputado federal Luciano Amaral e do secretário de Estado de Governo (Segov), Vitor Pereira, o governador participou da cerimônia de entregas das obras de arte destruídas pelos extremistas, que atacaram a democracia no 8 de janeiro. “O Palácio do Planalto é onde nasce a democracia, que tem sido defendida de forma intransigente pelo Governo de Alagoas com o objetivo de contribuir com a construção de um país menos desigual, mais justo e solidário”, afirmou.
A solenidade contou ainda com o abraço simbólico à Praça dos Três Poderes. Telas rasgadas, cerâmicas reduzidas a cacos e peças quebradas ganharam nova vida graças a um minucioso trabalho de restauração. Foram reintegradas aos acervos presidenciais 20 peças restauradas por meio de parceria entre Iphan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais (DCPP), e mais o relógio do século XVII, que foi consertado na Suíça, sem custos para o governo brasileiro.
ATO GOLPISTA – No dia 8 de janeiro de 2023, um grupo autodenominado patriotas praticou um duro ataque à democracia ao invadir o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) tentando um golpe de Estado. Os extremistas provocaram danos estruturais ao destruírem diversas obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e artefatos históricos do patrimônio nacional.