O Instituto Ibrape realizou pesquisa entre os dias 30 e 31 de maio, realizando 700 entrevistas com eleitores de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas. A sondagem mediu as intenções de votos nas eleições deste ano.
A pesquisa, registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL - 07434/2024, tem um intervalo de confiança estimado de 95% e uma margem de erro máxima de 3,67%, para mais ou para menos¹.
Quando questionados sobre a gestão da prefeita Ziane Costa, 73% dos entrevistados consideraram sua administração como ótima ou boa, enquanto 9% a consideraram ruim ou péssima. Outros 18% classificaram a gestão como regular.
Quanto à aprovação da administração, 87% dos entrevistados disseram aprovar, enquanto 13% desaprovam.
No cenário espontâneo de intenções de voto, se as eleições municipais fossem hoje, 52,8% dos entrevistados escolheriam Ziane Costa. Outros candidatos mencionados foram Padre Eraldo (4,7%), Renato Torres (3,6%), Ronaldo Medeiros (1,4%), Gabriel Varjão (0,4%), Lula Cabeleira (0,4%) e Nika (0,3%). No entanto, 36,4% dos entrevistados não souberam responder¹.
No cenário estimulado de intenções de voto, a atual prefeita foi citada por 69% dos entrevistados. Em seguida aparecem Padre Eraldo (13%) e Cazuza (2%), enquanto 15% dos entrevistados não souberam ou estavam indecisos e 1% votaria em branco ou nulo.
Quando questionados sobre quem não votariam de jeito nenhum, Cazuza aparece com 48%, Padre Eraldo com 43% e Ziane Costa com 11%. Outros 36% dos entrevistados não souberam responder à pergunta ou preferiram não escolher ninguém.