A campanha eleitoral em Maceió, enfim, começa a ficar morna, mas ainda longe de “esquentar”. Num reels (vídeo do Instagram) que alcançou mais de 105 mil visualizações em menos de cinco horas, o candidato do MDB à prefeitura de Maceió, Rafael Brito, reagiu contra o que ele chamou de “fake news” espalhada por veículos de comunicação próximos do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL).
A informação que circulou é que Rafael Brito estaria tentando “tirar”, com ação na Justiça Eleitoral pontos instagramáveis de Maceió, a exemplo da cadeira gigante. Na verdade, o que o candidato de oposição pediu foi a retirara dos slogans “massa”, que remetem os equipamentos à campanha de reeleição do atual prefeito.
Mesmo liderando com folga as pesquisas eleitorais, o atual prefeito de Maceió, parece demonstrar preocupação com o avanço da campanha de Rafael Brito (MDB) e, aparentemente, pessoas ligadas a ele recorrem de fake news para atacar seu principal adversário.
Um site ligado ao prefeito divulgou uma notícia falsa, alegando que Brito teria solicitado à Justiça a retirada de todos os símbolos com o slogan “Maceió é Massa”, o que, supostamente, prejudicaria o turismo da cidade. A acusação, sem fundamento, foi rapidamente rebatida por Rafael Brito.
Em um vídeo, Brito desmentiu a “fake”. Ex-secretário de Turismo, Brito destacou seu trabalho no setor e as conquistas que trouxeram crescimento ao turismo de Maceió, como a ampliação dos hotéis e o primeiro voo internacional da TAP para a cidade.
“Eu fui secretário de Turismo por cinco anos e ampliei em mais de cinquenta por cento o número de empregos no setor. O que eu vou tirar mesmo, JHC, são as filas da saúde que você deixou”, afirmou Brito.
O candidato aproveitou o momento para trazer à tona problemas reais enfrentados pelos maceioenses, como as longas filas nos postos de saúde e o aumento da fome, que afeta mais de 240 mil pessoas na cidade. Brito também destacou que Maceió figura entre as capitais com as piores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), reflexo da gestão atual. “Os corais ficam, mas quem sai é você, JHC”, concluiu Brito.
Veja a transcrição do vídeo de Rafael Brito no Instagram:
“Ô JHC, essa é a fake news que você tem pra espalhar de mim”? Eu fui secretário do turismo cinco anos, irmão. Os hotéis ampliaram em Alagoas, ampliei em mais de cinquenta por cento números de empregos do turismo aqui em Maceió, novos hotéis, novas pousadas, inclusive fui eu que trouxe o primeiro voo internacional da história da nossa cidade, que é o voo da TAP. Eu não vou tirar coral, não vou tirar cadeira, mas o que eu vou tirar mesmo JHC é as pessoas na fila da saúde que você deixou, essas pessoas tem que acordar três quatro horas da manhã pra ir pra um posto de saúde seu, o que eu vou tirar mesmo são duzentas e quarenta mil pessoas aqui de Maceió que vivem com fome nesse exato momento, o que eu vou tirar também é a nossa cidade de uma das piores notas do Ideb, de todas as capitais do Brasil. Agora os corais ficam, você sai
Veja aqui o vídeo: https://www.instagram.com/p/C_s5BJaJtET/