Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem JHC publica lei delegada na última hora com criação de duas novas pastas

BLOG DO
Edivaldo Júnior

JHC publica lei delegada na última hora com criação de duas novas pastas

Em edição extra do Diário Oficial publicada nesta segunda‑feira, 7 de julho de 2025, o prefeito JHC consolidou a lei delegada que reorganiza a estrutura administrativa da Prefeitura de Maceió. A reforma, anunciada às vésperas da expiração do prazo concedido pela Câmara — e que já havia sido prorrogado em abril por mais 90 dias -, chegou com poucas novidades em relação ao modelo anterior.

Entre os destaques da nova normativa estão:

- 33 cargos de primeiro escalão incluindo secretarias, autarquias e fundações;

- Mais de 3.600 cargos de confiança, distribuídos pela máquina pública;

- Inclusão da nova Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania;

- Criação da Autarquia do Meio Ambiente e Sustentabilidade;

- Instalação de três Serviços Sociais Autônomos: Maceió Educação, Maceió Turismo Desenvolvimento da Cidade (em substituição a Maceió Investe)

Embora a redação final tenha sido publicada aos “45 do segundo tempo”, a maior parte da estrutura se mantém — marcada pelo foco em consolidação e ajustes pontuais ao invés de uma reformulação mais profunda.

Lei delegada

A estrutura anterior, estabelecida pela lei delegada nº 4 (abril de 2023), contava com 20 secretarias municipais, 3 secretarias extraordinárias e 12 órgãos de primeiro escalão, entre autarquias, empresas e institutos.

O novo arranjo amplia esse quadro para 33 cargos de nível superior, além do gabinete do prefeito e do vice, mas acrescenta apenas dois componentes inéditos: a Secretaria da Mulher e a autarquia ambiental.

Na estrutura são 18 secretarias, além da PGM e CGM, 7 autarquias, 1 Fundação, 35 Conselhos e secretarias extraordinárias que serão criadas por decretos e vinculadas à Secretaria de Governo.

O número bastante elevado de mais de 3,6 mil cargos de confiança mantém a influência direta do prefeito sobre o quadro comissionado, o que dá margem para manter com folga a maioria na Câmara Municipal de Vereadores.

Veja aqui a íntegra da nova estrutura administrativa de Maceió

X