
Durante boa parte da pré-campanha, JHC (PSDB) adotou uma estratégia baseada em agendas positivas. Ainda como prefeito de Maceió, até o início de abril deste ano, ele focou nas entregas de obras — de todos os tamanhos —, na divulgação de realizações administrativas e demonstrou pouca disposição para confrontos diretos com os adversários.
Nas últimas semanas, porém, o tom mudou. Da água para o vinho.
O ex-prefeito passou a fazer críticas mais frequentes ao governador Paulo Dantas e, ainda que de forma indireta, ao senador Renan Filho, nome do MDB na disputa pelo governo e seu principal adversário neste momento.
A mudança chamou atenção de observadores da política alagoana.
Nos bastidores, interlocutores do grupo governista e da oposição avaliam que a nova postura pode estar relacionada às dificuldades encontradas pela pré-campanha tucana nos últimos meses.
Entre os fatores citados estão o rompimento político com Arthur Lira, a dificuldade para construir entendimentos com Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho, a indefinição da chapa majoritária e os desafios para manter uma chapa competitiva de deputado federal.
Há também quem aponte sinais de perda de ritmo em alguns eventos políticos realizados recentemente no interior do Estado.
Para esses interlocutores, o endurecimento do discurso seria uma tentativa de reposicionar a campanha e recolocar o debate político em torno da disputa entre oposição e governo.
A avaliação é que, até agora, JHC apostava numa estratégia de exposição positiva. Com o avanço da pré-campanha de Renan Filho e a intensificação das agendas do MDB, o cenário teria exigido uma resposta mais direta.
O episódio envolvendo a senadora Eudócia Caldas (PSDB) e o senador Renan Calheiros (MDB), em Brasília, nesta semana, foi visto por alguns aliados do governo como mais um sinal dessa mudança de postura.
A interpretação é que o grupo político de JHC abandonou uma posição mais defensiva adotada nos primeiros meses do ano e passou a reagir com mais frequência e força aos ataques e críticas do campo governista.
Se essa leitura está correta ou não, as próximas pesquisas devem ajudar a esclarecer.
Alagoas passou mais de um mês sem levantamentos registrados para a disputa ao governo. A expectativa agora se concentra na divulgação de uma nova pesquisa, que poderá indicar se houve alterações relevantes no cenário eleitoral desde a saída de JHC da Prefeitura de Maceió.
Até lá, o que já parece evidente é que a campanha entrou em uma nova fase. E nela, JHC trocou a estratégia da exposição positiva pelo confronto político mais direto.
Bateu, levou
As críticas a Paulo Dantas tiveram, até agora, respostas duras do governador. Nesta semana, JHC também ensaiou as primeiras cutucadas em Renan Filho, embora ainda sem partir para um confronto aberto.
O movimento chama atenção porque, até pouco tempo atrás, o ex-prefeito evitava citar diretamente o principal adversário.
Se a nova estratégia será mantida, ainda é cedo para saber. Mas, se a campanha continuar na escalada atual, o próximo passo parece inevitável: o embate direto entre os dois principais nomes da disputa pelo governo.
E aí não haverá mais espaço para críticas indiretas ou recados por terceiros. A campanha entrará definitivamente na fase do confronto entre JHC e Renan Filho.