Seria exagero – talvez intriga da oposição - dizer que o prefeito João Henrique Caldas passa mais tempo em Brasília do que em Maceió. Mas é fato que nas últimas semanas ele montou um verdadeiro acampamento na capital federal para tentar emplacar a tia, Marluce Caldas, como ministra do STJ.
Para JHC, a nomeação de Marluce na vaga destinada ao Ministério Público (ela é procuradora do MP/AL) passou a ser uma prioridade política. Ela está em lista tríplice e depende apenas da caneta do presidente Lula (PT) para ser nomeada.
JHC, com a ajuda de amigos, aliados e até familiares – caso do seu pai, João Caldas – tem conversado com pessoas certas. Conseguiu chegar até o presidente Lula, ministros do STF e ministros do governo. A disputa é dura, mas Marluce segue no jogo, co chances.
Apoio do PT
E se depender de petistas influentes, JHC ganhou um reforço inesperado. O deputado federal Paulão (PT/AL) declarou a Tribuna Independente que defende o nome da procuradora Marluce Caldas para assumir a vaga de ministra no STJ.
“Eu faço defesa da candidatura dela, eu acho que é importante para Alagoas e para o Brasil. Uma mulher, uma pessoa que vai dar um protagonismo. Ela foi secretária na área social, uma figura que para mim nunca teve problema e acho que é válido para Alagoas. É importante o espaço da mulher, a representação do STJ e do STF [Supremo Tribunal Federal] ainda é muito baixa, é importante ter mulheres, é uma figura que representa lá. Então tem a minha torcida”, afirma Paulão.
O fato de Marluce Caldas ser tia de JHC (PL), filiado ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não atrapalha, acredita o deputado.
“Eu acho que a gente tem que lutar por ela, e para mim a luta para ela ser do STJ independe do JHC, não tem nada a ver. É uma alagoana, é um espaço de uma nordestina”, disse, a crescentando que se há conversa com JHC e Lula para a entrada no prefeito de um partido da base do governo federal, não passou por Alagoas. “Isso não tem nada a ver, essa discussão acho que não está havendo não, isso é especulação. Não sei”, contextualiza.
De acordo com informações que circulam nos bastidores, Marluce enfrentaria, no momento, uma grande disputa pela vaga com o Procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, do Estado do Acre.
Contra
Alguns integrantes do grupo do governador Paulo Dantas no entanto tem posição bem diferente de Paulão (PT). “Nomear a tia do JHC seria a mesma coisa que o Lula nomear a tia do ACM Neto. O presidente certamente não vai querer fortalecer quem sempre ficou contra ele no nosso estado e ao mesmo tempo enfraquecer seus principais aliados”, diz um influente interlocutor.