Prevista para o próximo sábado (15), a eleição para renovação da diretoria da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL) foi adiada por cerca de duas semanas. Agora, o prazo para inscrição de chapas, que acabaria nessa segunda-feira (10/03) foi mudado para o dia 21 de março.
A mudança na data da eleição, que ainda será divulgada pela Uveal e deve ocorrer provavelmente até o dia 28 deste mês, atende, segundo o vereador Neto Bomfim, que é candidato a presidente da chapa autodenominada independente, pedido feito pelo candidato de chapa adversária.
O pedido teria sido por integrantes da chapa liderada pelo vereador Lúcio Medeiros (União), de Palmeira dos Índios, autodenominada de oposição.
Em todo o Estado são exatamente 1.090vereadores eleitos em outubro de 2024 para as câmaras municipais de 102 municípios alagoanos, mas só cerca de 800 devem votar. Isso porque só votam parlamentares de câmaras municipais que estão em situação regular perante a entidade.
Só podem votar no pleito vereadores de câmaras que estão em dia com suas obrigações com a Uveal. O pleito promete ser um dos mais concorridos – isso se as duas chapas que estão sendo articuladas conseguirem cumprir todos os requisitos para a inscrição no pleito.
Para os candidatos a presidente, o maior desafio é conseguir “juntar” vereadores em número suficiente. São 80 cargos na chapa, sendo o presidente e mais oito na executiva estadual, mais dez no conselho fiscal e mais 10 diretorias regionais.