Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem Deputado do MDB de AL pode se tornar mais que forte que Lira na Câmara

BLOG DO
Edivaldo Júnior

Deputado do MDB de AL pode se tornar mais que forte que Lira na Câmara

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) segue como um dos mais influentes parlamentares de Alagoas no Congresso Nacional. Mas nunca esteve só. O senador Renan Calheiros nunca perdeu seu protagonismo, mantendo-se como um respeitado articulador político no parlamento e no governo.

Nos últimos quatro anos, outro deputado de Alagoas tem trilhado pelo mesmo caminho. Líder do MDB na Câmara Federal, Isnaldo Bulhões vem ampliando gradativamente sua influência no Parlamento. Nos últimos meses, foi cotado para disputar a presidência da Casa, teve nome especulado para virar ministro da articulação política e para a liderança do governo – este último, todos sabem, ele recusou.

Agora, Isnaldo Bulhões está prestes a ser confirmado como relator do Orçamento de 2026. Este é um dos postos mais desejados da política brasileira. Quem é relator, ainda mais em vésperas de eleição pode muito dentro e fora da Câmara dos Deputados.

Na função, Isnaldo poderá não só ajudar na releição de seus aliados da Câmara dos Deputados, mas também atender outros poderes, a exemplo do Executivo e Judiciário.

Se confirmado na posição, Bulhões confirma a boa fase, devendo se tornar mais forte do que Arthur Lira (PP) na Câmara dos Deputados, pelo menos enquanto durar a relatoria. Mas essa é outra história.

Fique por dentro

Veja texto do Poder 360

A empresários, Isnaldo confirma indicação para relatar Orçamento

O nome do líder do MDB na Câmara ainda precisa ser analisado pelos deputados antes de assumir o cargo

O líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), confirmou que foi indicado pelo partido para ser o relator do Orçamento de 2026. A declaração foi feita nesta 4ª feira (19.mar.2025) durante almoço com empresários na Casa Parlamento, braço do grupo Esfera Brasil, em Brasília.

A relatoria do Orçamento é uma das funções mais estratégicas do Congresso, pois cabe ao relator definir a distribuição de verbas para programas do governo e negociar com o Executivo e Legislativo as despesas do ano. O posto ganha ainda mais relevância por se tratar de um ano eleitoral.

“Eu fui escolhido, recebi a missão de ser o relator geral do Orçamento de 2026. Esse Orçamento não será do governo, do Parlamento ou do Judiciário. Quero que vocês mergulhem nessa discussão“, disse Isnaldo no encontro.

O congressista afirmou que vai continuar na liderança do MDB, mesmo relatando o Orçamento.

MDB e União Brasil tiveram um impasse sobre quem teria a relatoria do texto. Como a comissão é mista, ou seja, envolve Câmara e Senado, o União Brasil conseguiu a presidência, que será exercida pelo senador Efraim Filho (União Brasil-PB).

Bulhões é próximo do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ao mesmo tempo, é próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por isso, é visto como um nome que poderá fazer uma ponte entre Executivo e Legislativo. O nome tem apoio do Palácio do Planalto.

Como relator, Bulhões poderá modificar a alocação de recursos indicados pelo governo no Ploa (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2026.

Ainda falta oficializar o nome de Isnaldo. Como parte do rito de indicação, é feita uma eleição na Câmara.

Leia aqui na íntegra:

A empresários, Isnaldo confirma indicação para relatar Orçamento

X