Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem Com Renan favorito, disputa da 2a vaga do Senado pode ser dura em AL

BLOG DO
Edivaldo Júnior

Com Renan favorito, disputa da 2a vaga do Senado pode ser dura em AL

Em política, é possível fazer projeções com base em dados como pesquisas de opinião, posicionamento de partidos e suas lideranças. Desde já é possível antever que Alagoas pode ter uma disputa muito dura para o governo e para as duas vagas de senador em 2026. Isso se as especulações em torno das candidaturas de pesos pesados se confirmarem.

Para o governo, a aposta hoje é no confronto entre o ministro dos Transportes, Renan Filho e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas. Será, se acontecer, um “clássico”.

Para o Senado, o cenário é mais complexo. São duas vagas. Em dua delas, o senador Renan Calheiros, que vai disputar a reeleição, é considerado favorito. Todos os fundamentos apontam para sua vitória: lidera as pesquisas, tem apoio do governo de Paulo Dantas, apoio do governo do presidente Lula, da maioria da Assembleia Legislativa do Estado, de metade da bancada federal e pelo menos 90 de 102 prefeitos.

A disputa pela segunda vaga promete ser mais complexa, a depender da confirmação de alguns cenários. Uma das possibilidades é o lançamento de cinco fortes nomes: Arthur Lira, Davi Davino Filho, Eudócia Caldas, Paulão e Alfredo Gaspar.

Existem variações para este cenário. Gaspar, tudo indica, será candidato à reeleição. O que tornaria a disputa um tanto quanto menos complexa. A outra variação possível e considerada um fator de complicação seria o lançamento da candidatura de JHC no lugar da mãe, Eudócia Caldas.

Outro cenário seria uma aliança entre Lira ou JHC com o grupo de Paulo Dantas. Isso eliminaria na prática as chances de um candidato de oposição, o levaria a um cenário de ter apenas dois candidatos concorrendo de fato: Renan Calheiros e JHC ou Renan Calheiros e Arthur Lira.

Se as especulações forem confirmadas, provavelmente serão cinco candidatos brigando por uma das vagas e Renan Calheiros correndo por fora na outra.

X