Em março deste ano o deputado estadual Marcelo Beltrão surpreendeu ao se desfiliar do MDB, mesmo correndo risco de perda do mandato por infidelidade partidária. A mudança para o PP, de Arthur Lira, marcou o rompimento – ao que parece sem volta – com o grupo do deputado federal Marx Beltrão (PSD).
O processo de divergências no seio de uma das famílias mais influentes da política alagoana começou nas eleições de 2018. Dois primos disputaram e venceram as eleições para deputado estadual (Marcelo e Yvan Beltrão) e disputaram votos nos principais colégios eleitorais da região sul de Alagoas.
Com a situação mal resolvida em 2018, a família seguiu dividida e evoluiu para um confronto mais do que esperado. Nessa quarta-feira (26), Marcelo formalizou sua pré-candidatura a prefeito de Coruripe. Vai para o “cara a cara” com o primo Maykon Beltrão (MDB), irmão de Marx Beltrão. E não vai só.
O deputado conseguiu formar uma frente que deve chegar ao menos a 6 partidos. Entre as legendas que já definiram apoio à sua candidatura, além do PP, está o Solidariedade de Marcelo Victor, o PL do deputado federal Sérgio Toledo e o PDT de Ronaldo Lessa.
Marcelo avalia que seu grupo, que formou duas chapas de vereador, vai fazer cerca de 5 das 15 vagas na Câmara de Vereadores de Coruripe.
“São duas chapas de candidatos proporcionais, com perspectiva de fazer cinco vagas. Potencial muito bom e muita capilaridade boa, com pelo menos um representante em cada distrito do município”, aponta.
Marcelo avalia que a eleição será muito disputada, mas está confiante. “Estou sendo abraçado por onde passo. A gente teve aqui (em Coruripe) uma boa votação para deputado, sem apoio de praticamente nenhuma liderança partidária, um resultado de 4,2 mil votos e considero isso um chamamento . A receptividade nas visitas é sempre calorosa. Vamos para a campanha com a cara e a coragem e a escolha será do eleitor”, pondera.
Versão oficial
Veja texto sobre lançamento da pré-candidatura produzido pela assessoria do deputado:
Marcelo Beltrão lança pré-candidatura à Prefeitura de Coruripe
O deputado estadual Marcelo Beltrão (PP) anunciou nessa quarta-feira (26) que é pré-candidato à prefeitura do município de Coruripe, na região sul do Estado.
Em um vídeo, divulgado em suas redes sociais, o deputado fez um breve relato do seu currículo e sua trajetória na vida pública, desde seu primeiro cargo, com
26 anos e idade, na antiga CEAL, até o cargo de deputado estadual que ocupa hoje na Assembleia.
“São mais de 20 anos dedicados à vida pública. Passei nove anos como secretário de Educação de Coruripe, onde me apaixonei pela educação e onde vi que a boa política é capaz de mudar a vida das pessoas. Tenho muito orgulho da minha trajetória e quero colocar minha experiência à disposição do município de Coruripe, como pré-candidato a prefeito”, declarou o deputado.
Currículo
Marcelo Beltrão é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e pós-graduado em Gestão Publica. Em 1999, com 26 anos assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Coruripe, onde ficou por 9 anos. No ano de 2000 foi eleito vereador por Coruripe como o mais votado, o primeiro a alcançar a marca de mais de mil votos, mas retornou à Secretaria de Educação.
Entre os anos de 2005 e 2007 foi presidente da Undime/AL por dois mandatos. Em 2008 foi eleito prefeito de Jequiá da Praia, onde ficou por dois mandatos. Neste período, foi presidente da Associação dos Municípios Alagoanos por duas vezes, no ano de 2013 e no biênio 2015-2016.
Após concluir o mandato em Jequiá da Praia, em 2017 assumiu a Secretaria de Educação de Marechal Deodoro e foi novamente eleito presidente da Undime/AL e ocupou a cadeira na Diretoria Nacional da Entidade.
Em 2018 foi eleito Esputado Estadual. Hoje se apresenta como pré-candidato a prefeito de Coruripe.