Uma disputa que prometia ser das mais acirradas nas eleições deste ano, pode ser resolvida por uma ampla margem. Em Penedo, uma das maiores cidades de Alagoas, o atual prefeito Ronaldo Lopes (MDB) enfrenta o ex-prefeito Marcius Beltrão (PDT) e deve vencer com vantagem que pode chegar a 50%.
A favor de Lopes, além da força da “caneta” e do apoio que recebeu da maioria das lideranças políticas locais e estaduais, o que mais pesa é a boa avaliação da gestão.
Pesquisa do Ibrape aponta que a aprovação da administração de Ronaldo Lopes é de 81%, um dos melhores índices de todo o Estado, isso a menos de um mês das eleições.
Considerado o resultado da sondagem, o prefeito chega a 70% dos votos no cenário estimulado, colocando 50 pontos percentuais de vantagem sobre Marcius Beltrão (20%).
O levantamento, em parceria com o portal Cada Minuto, foi realizado em Penedo nos dias 7 e 8 de setembro, com 700 entrevistas com eleitores do município sobre as intenções de votos para as eleições deste ano.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 04783/2024. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,7% para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Resultados
Quando perguntados sobre a avaliação da gestão do atual prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, 52% dos entrevistados consideraram a administração boa, enquanto 13% a classificaram como ótima. Outros 21% avaliaram como regular, 9% como ruim e 4% como péssima. Apenas 1% não soube ou não quis opinar. No geral, 81% dos entrevistados aprovam a gestão de Lopes, com 18% expressando desaprovação.
No cenário espontâneo, onde os eleitores mencionam espontaneamente em quem votariam, 58,1% escolheram Ronaldo Lopes para um novo mandato, enquanto 15% declararam intenção de voto em Marcius Beltrão. Já 26,9% não souberam ou não quiseram opinar.
No cenário estimulado, Ronaldo Lopes lidera com 70% das intenções de voto, seguido por Marcius Beltrão com 20%. Outros 9% se disseram indecisos ou preferiram não opinar, e 1% votaria em branco ou nulo.
Sobre a rejeição, quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, 47% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Marcius Beltrão, enquanto 15% rejeitam Ronaldo Lopes. Um percentual significativo, 39%, não soube responder ou não escolheu nenhum candidato.