Lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estudo “Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste” reúne propostas para a melhoria da infraestrutura em cada um dos nove estados da região. O trabalho sugere 11 prioridades para Alagoas, entre as quais terminar as obras de duplicação da BR-101, a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco interligando Neópolis a Penedo e a retomada da autonomia administrativa e financeira da administração do Porto de Maceió (APMC), que atualmente é vinculada a companhia Docas do Rio Grande do Norte.
O estudo, que vai ser apresentado nesta terça-feira (27) durante Reunião de Diretoria da CNI realizada em Fortaleza, reúne informações sobre as áreas de transporte, energia e saneamento básico, bem como os gargalos e propostas para melhorias da infraestrutura nos nove estados do Nordeste. De acordo com o estudo, 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura do Nordeste como regular, ruim ou péssima.
Confira propostas prioritárias para Alagoas recomendadas pela CNI e pela FIEA
* BR-101/AL: Finalizar as obras de duplicação viária na BR-101/AL.
* BR-104/AL (Messias a São José da Laje): Realizar as obras de adequação da BR-104/AL no trecho entre Messias e São José da Laje.
* BR-316/AL (Palmeira a Pilar): Garantir as adequações da BR-316, que liga Palmeira dos Índios ao “Trevo da Morte”, em Pilar.
* BR-416/AL (Colônia Leopoldina a Ibateguara): Providenciar obras de restauração e manutenção no trecho entre Colônia Leopoldina e Ibateguara na BR-416.
* Arco Metropolitano de Maceió: Duplicar a BR-316/AL para acesso a capital do estado, contribuindo para o fluxo de passageiros e cargas.
* Ponte Rio São Franscisco (Neópolis-Penedo): Realizar a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, interligando Neópolis (SE) e Penedo (AL).
* Porto de Maceió: Retomar a autonomia administrativa e financeira da Administração do Porto de Maceió (APMC), que atualmente é vinculada a companhia Docas do Rio Grande do Norte.
* Setor Elétrico em AL: Expandir a oferta e segurança do sistema elétrico no estado, conforme estabelece o plano de investimento do Grupo Equatorial.
* Biogás (AL): Desenvolver junto ao setor produtivo um projeto para implantação de plantas de biogás no estado, sobretudo a partir do aproveitamento de resíduos agrícolas e sucroalcooleiro.
* Gerenciamento de recursos hídricos em AL: Aprimorar o sistema de gerenciamento de recursos hídricos no estado, com o apoio dos Comitês de Bacias Hidrográficas e do setor produtivo.
* Canal do Sertão Alagoano: Definir o modelo de gestão como forma de garantir segurança e transparência na alocação dos investimentos produtivos.
(com assessoria)