Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem CNI propõe obras prioritárias para melhoria da infraestrutura em Alagoas

BLOG DO
Edivaldo Júnior

CNI propõe obras prioritárias para melhoria da infraestrutura em Alagoas

Lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estudo “Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste” reúne propostas para a melhoria da infraestrutura em cada um dos nove estados da região. O trabalho sugere 11 prioridades para Alagoas, entre as quais terminar as obras de duplicação da BR-101, a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco interligando Neópolis a Penedo e a retomada da autonomia administrativa e financeira da administração do Porto de Maceió (APMC), que atualmente é vinculada a companhia Docas do Rio Grande do Norte.

O estudo, que vai ser apresentado nesta terça-feira (27) durante Reunião de Diretoria da CNI realizada em Fortaleza, reúne informações sobre as áreas de transporte, energia e saneamento básico, bem como os gargalos e propostas para melhorias da infraestrutura nos nove estados do Nordeste. De acordo com o estudo, 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura do Nordeste como regular, ruim ou péssima.

Confira propostas prioritárias para Alagoas recomendadas pela CNI e pela FIEA

* BR-101/AL: Finalizar as obras de duplicação viária na BR-101/AL.

* BR-104/AL (Messias a São José da Laje): Realizar as obras de adequação da BR-104/AL no trecho entre Messias e São José da Laje.

* BR-316/AL (Palmeira a Pilar): Garantir as adequações da BR-316, que liga Palmeira dos Índios ao “Trevo da Morte”, em Pilar.

* BR-416/AL (Colônia Leopoldina a Ibateguara): Providenciar obras de restauração e manutenção no trecho entre Colônia Leopoldina e Ibateguara na BR-416.

* Arco Metropolitano de Maceió: Duplicar a BR-316/AL para acesso a capital do estado, contribuindo para o fluxo de passageiros e cargas.

* Ponte Rio São Franscisco (Neópolis-Penedo): Realizar a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, interligando Neópolis (SE) e Penedo (AL).

* Porto de Maceió: Retomar a autonomia administrativa e financeira da Administração do Porto de Maceió (APMC), que atualmente é vinculada a companhia Docas do Rio Grande do Norte.

* Setor Elétrico em AL: Expandir a oferta e segurança do sistema elétrico no estado, conforme estabelece o plano de investimento do Grupo Equatorial.

* Biogás (AL): Desenvolver junto ao setor produtivo um projeto para implantação de plantas de biogás no estado, sobretudo a partir do aproveitamento de resíduos agrícolas e sucroalcooleiro.

* Gerenciamento de recursos hídricos em AL: Aprimorar o sistema de gerenciamento de recursos hídricos no estado, com o apoio dos Comitês de Bacias Hidrográficas e do setor produtivo.

* Canal do Sertão Alagoano: Definir o modelo de gestão como forma de garantir segurança e transparência na alocação dos investimentos produtivos.

(com assessoria)

X