Num papo com amigos esta semana, Renan Calheiros soube que Maria Bethânia virá a Maceió nesta sexta-feira, 18, para um show único com Zeca Pagodinho.
Foi o suficiente para ele trazer à memória como a cantora regravou grandes clássicos da música popular brasileira dos anos 1930 e 1940, que foram “eternizados” na voz do cantor alagoano Augusto Calheiros.
“A Maria Bethânia tem uma ligação histórica com Alagoas. Ela já regravou 8 canções de um alagoano, que foi o maior vendedor de discos nas décadas de 30, 40 e até 56 quando faleceu. Augusto Calheiros, que eternizou clássicos como Dúvida, Chuá Chuá , Mané fogueteiro, Senhor da Floresta, Menino da Rua. Nasceu em murici e era o cantor nacional que mais tocava nas rádios. Chuá Chuá foi a musica que mais tocou nas rádios na década de 40”, relatou.
E como Bethânia se interessou pela música de Augusto Calheiros? Na versão de Renan ela reviveu as memórias musicais de um outro símbolo nacional.
“Um certo dia dona Canô visitou o Senado. Dona Canô, mãe de Caetano e de Bethânia era um símbolo do Brasil e perguntou ao jovem presidente do Senado, ‘o que você é do Augusto Calheiros’ e respondi ‘não só sou parente, mas ele também nasceu em Murici’. Bethânia gravou as músicas porque era a memória da dona Canô, de um clássico, dos maiores da nossa música”, confidenciou Renan sobre a “Patativa do Norte”.
Das músicas de Augusto Calheiros revisitadas por Bethânia, uma das mais conhecidas é Senhor da Floresta. A cantora também regravou outros sucessos do cantor alagoano, que começou a carreira em Pernambuco e se consolidou no Rio de Janeiro.
O show
Maria Bethânia e Zeca Pagodinho - De Santo Amaro a Xerém. Sexta: 18/01/19, 22:30 no Ginásio do Sesi, Trapiche da Barra, Maceió.
Se pudesse sugerir para ela cantar alguma de Augusto Calheiros no show desta sexta-feira a noite? Certamente pediria Senhor da Floresta. A sua versão ficou belíssima. Confere aí:Senhor da Floresta
Augusto Calheiros
Um resumo da história da ‘Patativa do Norte’, segundo o Wikipedia:
Augusto Calheiros (Murici, 5 de junho de 1891 — Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1956) foi um cantor e compositor brasileiro.
Iniciou sua carreira artística no Recife em meados dos anos 1920. Em 1927, como integrante do grupo pernambucano Turunas da Mauriceia, tranferiu-se para o Rio de Janeiro. A estreia do grupo no Rio de Janeiro ocorreu no Teatro Lírico, em espetáculo patrocinado pelo jornal Correio da Manhã, onde Augusto Calheiros fez enorme sucesso por causa de sua voz afinada e estilo peculiar de interpretação.
Segundo informações de comunicação da época, Calheiros passou longos anos de sua vida cantando com um só pulmão, devido a consequência de uma tuberculose.
Confere aí, no You Tube,as melhores de Agusto CalheiroseCHUÁ CHUÁ