Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem Arthur Lira “tenta evitar que Renan Filho seja candidato ao governo”

BLOG DO
Edivaldo Júnior

Arthur Lira “tenta evitar que Renan Filho seja candidato ao governo”

Em dezembro de 2021, o então presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira apostou que o ex-governador Renan Filho ficaria no governo até o final e não seria candidato a nada. Em entrevista, a revelou que tinha um acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor.

“A conversa, a princípio que eu tenho compromisso claro e público é com o presidente da Assembleia Marcelo Victor. Se o governador se afastar do seu mandato eu acompanharei a escolha do nome da Assembleia Legislativa. Se o governador ficar no mandato, que é o que eu aposto, a escolha será minha e a Assembleia Legislativa, junto com o presidente da Assembleia, apoiará o nome que eu escolher. Esse é o único acordo que eu tenho que vou honrar no Estado de Alagoas”, disse Arthur Lira à época.

Renan Filho deixou o governo e Lira, em vez de apoiar o nome de Paulo Dantas, que foi indicado por Marcelo Victor e pela Assembleia Legislativa, terminou montando o palanque de Rodrigo Cunha, que foi candidato a governador de oposição e foi derrotado em 2022.

No processo, Lira rompeu com Marcelo Victor, de quem era muito próximo e trabalhou para derrotar Paulo Dantas - tanto na eleição indireta, realizada em maio no Legislativo, quanto na direta, em outubro. Paulo venceu as duas, apesar dos “tropeços” no judiciário e em operações da PF.

Arthur Lira está, em uma vez, em rota de colisão com Marcelo Victor, Paulo Dantas e com os Renans, a ponto – segundo informações ou ‘buchichos’ – de trabalhar para minar candidaturas majoritárias do grupo do governo para 2026.

De acordo com um conhecido interlocutor “Arthur Lira pediu que Lula interfira para o Renan Filho não ser candidato ao governo”. A informação, embora não confirmada oficialmente, é que Lira usa sua força junto ao presidente para tentar evitar que o ministro dos Transportes seja candidato ao governo.

Outra hipótese teria sido sugerida a Lula – não se sabe se por ele – é que Renan Calheiros fosse candidato ao governo e não ao Senado.

A leitura que é feita no grupo de Paulo Dantas é que Arthur Lira estaria trabalhando para garantir uma vaga ao Senado em 2026. E nesse processo, “tenta tirar alguns adversários da disputa”. Se Renan Filho não for candidato ao governo, a candidatura de JHC (nome também lembrado para o Senado) é dada como certa.

O deputado federal Arthur Lira participou da missão do presidente Lula ao Japão e Vietnã esta semana e viajou na companhia de dois outros influentes políticos alagoanos: Renan Filho e Isnaldo Bulhões.

Diferente de Renan Calheiros, com quem mantém apenas formalidades republicanas, Lira consegue conversar bem com os dois. Mas, até o momento, não há nenhuma sinalização de que o ex-presidente da Câmara dos Deputados tenha procurado Renan Filho ou Bulhões para algum entendimento.

Tudo indica que ele vai manter o plano de disputar o Senado pela oposição, tendo JHC como candidato a governador de um lado e do outro uma chapa com Renan Filho e Renan Calheiros. O problema é que novos nomes competitivos, a exemplo de Davi Davino Filho, estão se animando para disputar o Senado. Mas essa é outra história.

X