Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > BLOG DO BOB
Roberto Villanova

BLOG DO
Blog do Bob

Impasse: restaurar a legalidade ou garantir que todos se locupletem?

Brasília – A pergunta é: se a Assembleia Legislativa, obviamente que estadual, pode derrubar a decisão da Justiça Federal, então, por analogia:

A Câmara de Vereadores, obviamente que municipal, também pode derrubar uma decisão do Tribunal de Justiça, obviamente que estadual.

No caso do julgamento do pedido da defesa dos deputados estaduais do Rio de Janeiro presos por decisão da Justiça Federal, para manter a coerência, ainda que decorrente do absurdo que foi o julgamento do caso Aécio Neves, o resultado da votação no Supremo será 5 votos a 5 e novamente a presidente Carmem Lúcia decidirá no desempate.

No caso do Aécio, o voto da ministra gerou mais duvida que certeza e a impressão que ficou foi que ela decidiu não decidir, repassando a competência para o Senado.

Se a ministra mantiver a mesma posição, decidirá por analogia com o caso Aécio Neves.

Mas, isso não vai gerar embaraços jurídicos futuros?

Se uma decisão da Justiça Federal pode ser revogada pela Assembleia, então a Câmara Municipal também pode revogar uma decisão do Tribunal de Justiça.

O desequilíbrio gerado pela decisão do Supremo em relação ao caso Aécio ainda vai gerar muita confusão jurídica, com o risco de se promover a injustiça dos dois pesos e duas medidas para casos análogos.

Isso, sem levar em conta que no caso do Rio de Janeiro, o Estado foi assaltado por uma quadrilha sedenta e ilimitada, que arruinou as finanças estaduais – os vencimentos dos servidores estão atrasados e o serviço público deteriorado.

Resumindo, o impasse é: restaurar a legalidade ou permitir que se locupletem todos?

Tags

X