Brasília – O jornal alemão Süddent Zeitung publicou que o Michel Temer deu entrevista à imprensa estrangeira, durante a abertura das Olímpiadas, protegido por uma “jaula de ferro”.
Isso explica o real motivo de o Temer não ter comparecido à solenidade de encerramento, o que é uma desfeita para a história milenar das Olimpíadas.
É como se o dono da casa não fosse até a porta se despedir e agradecer os visitantes.
Perto de se reunir com o chamado G 20, o grupo dos Países mais ricos, Temer chegará a Pequim fragilizado por essa demonstração de incapacidade de se dirigir à nação.
Como confiar num governo que não tem coragem de encarar os próprios governados?
O mais complicado do ponto de vista interno é como o Temer vai comandar o desmonte das conquistas sociais, se não tem condições de se dirigir à nação? Chegará o momento em que não basta se recolher ao estúdio e editar os testos; será preciso encarar a nação.
A classe média que vaiou Temer na abertura das Olímpiadas, no Maracanã, é a mesma classe média que foi às ruas contra a Dilma. E essa classe média não está satisfeita com a solução proposta e apelidada de impeachment, porque não confia nos atores.
Nessa primeira Olímpiadas na América do Sul o que ficou registrado como curiosidade e fato inédito é a ausência de Temer no encerramento, os mártires – a onça Juma e o soldado morto por traficantes – e os terroristas trapalhões que pretendiam comprar um AK 47 fiado e ainda por cima pela Internet.
Interessante é que na olimpíada política na qual se disputa o jogo de carta marcada, também há cenas que misturam a tragédia com o humor.
Imagine que todos os algozes da Dilma no Senado estão denunciados na Operação Lava Jato – e ela não; ela não cometeu crime nenhum.
Talvez isso explique a indignação do jornalista alemão, que chamou de “jaula de ferro” a blindagem ao Temer na entrevista à imprensa estrangeira na abertura das Olimpíadas.
E assim, com “jaula de ferro”, dois mártires e os terroristas mulçumanos trapalhões que pretendia comprar um AK 47 fiado e pela Internet, terminou mais uma Olímpiadas da Era Moderna.
Da Era Moderna? Sim, a exceção é o Brasil político porque esse ainda se utiliza de golpes como nos velhos tempos...