Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Verde Alagoas realiza mais de 17 mil análises de qualidade da água por mês

Testes são essenciais para garantir que a água fornecida à população esteja dentro dos padrões


			
				Verde Alagoas realiza mais de 17 mil análises de qualidade da água por mês
Verde Alagoas realiza mais de 17 mil análises de qualidade da água por mês. Assessoria

Na semana do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Verde Alagoas reafirma seu compromisso com os alagoanos, destacando o tratamento da água como uma das etapas mais importantes do sistema de abastecimento.

Com monitoramento constante da qualidade, a Verde realiza, em média, 572 análises diárias, totalizando 17.148 análises mensais, tanto em laboratórios fixos quanto móveis. Esses testes são essenciais para garantir que a água fornecida à população esteja dentro dos padrões de qualidade exigidos, além de orientarem as ações operacionais nas unidades de tratamento.

Leia também

Entre os municípios com maior número de análises realizadas, União dos Palmares se destaca com uma média de 3.503 análises por mês, seguido de Branquinha (1.979), Chã Preta (1.802), São Miguel dos Milagres (1.318) e Porto Calvo (1.303).

“Com a realização das análises laboratoriais, observamos os parâmetros de vigilância como cor aparente, turbidez, residual de cloro, coliformes totais e E.coli. Para os parâmetros organolépticos, como cor e turbidez, as análises são rápidas, com execução em cerca de 5 minutos, enquanto os testes microbiológicos, como coliformes e E.coli, demandam 24 horas para conclusão”, explica Marcelo Hermes, Gerente de Tratamento da Verde.

As equipes dão atenção especial as análises de parâmetros organolépticos, ou seja, as que possuem características da água que percebemos com nossos sentidos, como cor, cheiro, sabor e turbidez. Esses parâmetros são fundamentais para avaliar se a água está adequada para consumo.

“Embora as análises sejam realizadas o ano todo, há variações sazonais, principalmente durante o período de chuvas, parâmetros como cor e turbidez tendem a apresentar valores mais elevados. No verão, essas variações ocorrem com menor frequência”, pontua Marcelo Hermes.

No tratamento de água que chega dos rios, as ações incluem modificações na dosagem de produtos químicos, limpezas de filtros e ajustes na operação de decantadores. No caso dos poços, as ações se concentram em limpezas internas e ajustes nos sistemas de desinfecção.

Essas medidas são importantes para garantir que a água fornecida à população mantenha altos padrões de qualidade e para orientar as ações operacionais que asseguram a segurança no abastecimento.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X