
A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início em Alagoas nesta segunda-feira (7), com a distribuição de 316 mil doses do imunizante aos 102 municípios do estado. O envio foi feito pelo Ministério da Saúde, que reforça a importância da vacinação para conter a circulação do vírus.
A vacina aplicada este ano protege contra as principais variantes da gripe: H1N1, H3N2 e tipo B. A meta da campanha é imunizar pelo menos 90% do público-alvo. Para se vacinar, basta comparecer ao posto de saúde mais próximo com o Cartão de Vacinação em mãos.
Leia também
Público-alvo
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), devem ser vacinadas as seguintes pessoas:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Idosos a partir de 60 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde e da educação (ensino básico e superior);
- Indígenas, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, pessoas em situação de rua e Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais, independentemente da idade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários e internos do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.
A enfermeira Rafaela Siqueira, assessora do PNI em Alagoas, destacou que a campanha busca garantir um estado de imunidade coletiva, essencial para proteger não apenas quem se vacina, mas toda a população.
Já o secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou que a vacinação é um ato de cidadania. “O Brasil é reconhecido internacionalmente por seu sistema de imunização via SUS. Vacinar-se é cuidar de si e do outro”, destacou.
Dados epidemiológicos
Segundo o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), o Brasil registrou 228 casos e 52 mortes por Influenza em 2024. Em 2025, até o momento, foram notificados cinco casos, sem registro de óbitos.