Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

Vacinação contra a febre aftosa é antecipada para abril em Alagoas

Imunização deverá ser concluída até 30 de abril, sem perspectiva de prorrogação


				
					Vacinação contra a febre aftosa é antecipada para abril em Alagoas
Vacinação vai até o dia 30 de abril e não deverá ser prorrogada. Arquivo Agência Alagoas

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) antecipou para este mês de abril a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos, seguindo determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A imunização deverá ser concluída até o próximo dia 30, sem perspectiva de prorrogação. Já a declaração deve ser feita pelo criador, na Adeal, até 15 de maio.

A decisão atende um pleito do Governo de Alagoas e das entidades que representam o setor produtivo do estado, possibilitando avanço em Alagoas e o recebimento da autorização do Mapa, com intuito de migrar para a zona livre da febre aftosa sem vacinação em 2025, a exemplo de outros estados como Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí.

Leia também

A medida também evita que o estado venha a ser penalizado com barreiras sanitárias. A Adeal ainda reforçou que as lojas de revenda de produtos agropecuários cadastradas contam com estoque suficiente de imunizantes para atender à demanda dos criadores em todo o estado para a antecipação da primeira etapa da vacinação.

Diante da urgência, a agência também orienta que os criadores realizem a declaração o quanto antes para evitar imprevistos. A ação pode ser realizada pela internet, no site da Adeal ou nos Escritórios de Atendimento do Criador (EAC), além das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV).

O presidente da Adeal, Marco Albuquerque, destacou o papel dos criadores na vacinação e declaração.

“É muito importante que o criador alagoano, mais uma vez, faça sua parte neste processo, vacinando os animais e declarando na Adeal. É mais um esforço que estamos desempenhando para a conquista do status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação”, disse.

A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, relembrou que, nos últimos anos, o estado vem se destacando com um dos melhores índices de cobertura vacinal do Nordeste, além de ressaltar a atuação do Governo de Alagoas com o setor produtivo.

"Esse é um esforço conjunto da Seagri, da Adeal e de todos os produtores para chegarmos à zona livre da aftosa sem vacinação, seguindo as estratégias pactuadas com o Ministério da Agricultura. A conquista do novo status sanitário vai impactar diretamente no fortalecimento da cadeia produtiva e, sobretudo, nas relações comerciais do setor, uma vez que a agropecuária alagoana é muito importante para o crescimento do nosso PIB", acrescentou a secretária.

A antecipação da vacinação atende às normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e revistas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA), para ser executado em um período de dez anos, iniciado em 2017, e previsto para ser encerrado em 2026.

O PE PNEFA tem como objetivo principal criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

*com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas