
Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) divulgou que vai disponibilizar o serviço de exames de mamografia em unidades de referência de Alagoas. O exame tem como objetivo proporcionar o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil.
O agendamento para realizar o exame deve ser feito por meio do Sistema Nacional de Regulação (SisReg), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de residência. No Hospital da Mulher, no entanto, não é necessário fazer o procedimento e, sim, apresentar o encaminhamento.
Leia também
Nas unidades da Sesau, os exames de mamografia podem ser realizados no Hospital da Mulher (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió. No interior, o procedimento também está disponível no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, e no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.
De acordo com a oncologista da Sesau, Rafaella Toledo, coordenadora do Plano Emergencial de Oncologia, o procedimento é de extrema importância para a detecção da doença. “Ela deve ser realizada anualmente, mediante prescrição e encaminhamentos feitos na Atenção Primária em Saúde. O procedimento é o único exame capaz de detectar lesões e alterações antes mesmo da consulta com o profissional médico ou do autoexame”.
Para realizar o procedimento, a mulher deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência, onde o médico avaliará a necessidade de prescrever o exame e expedirá o encaminhamento.
No momento da consulta, a paciente deve apresentar o formulário entregue pela UBS, gerado pelo SisReg, que indica o dia, o horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar a Carteira de Identidade, o CPF, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de residência.
A realização da mamografia de rastreio antes dos 40 anos deve ocorrer no caso de haver familiar de primeiro grau, que pode ser mãe, irmã ou filha, com diagnóstico de câncer de mama.
*com informações da assessoria.