Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Ufal aprova cotas para pessoas trans em cursos de graduação

Universidade Federal de Alagoas reservará 2% das vagas para travestis, transexuais, transgênero e pessoas não binárias a partir do segundo semestre do ano letivo de 2026

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou a Política de Ações Afirmativas para Pessoas Trans no acesso aos cursos de graduação da instituição. A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) e prevê a reserva mínima de 2% das vagas por curso, turno e local de oferta, garantindo pelo menos uma vaga em cada graduação.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

A política contempla pessoas travestis, transexuais, transgênero, não binárias e indivíduos com vivências de variabilidade de gênero, cuja identidade de gênero não corresponde ao sexo atribuído no nascimento. Segundo a proposta apresentada ao Consuni, a iniciativa busca ampliar a inclusão no ensino superior e enfrentar desigualdades, preconceitos e violências motivadas pela identidade de gênero.

Leia também

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou que mais de 40 universidades públicas brasileiras já adotam políticas semelhantes. Segundo ele, a implementação das cotas trans na graduação segue uma política que já existe na pós-graduação desde 2022.

“Isso está em plena sintonia com todas as políticas de acesso ao ensino superior. A própria Ufal já tem essa política instituída para as atividades de pós-graduação por uma resolução do Consuni desde 2022, e agora, a partir do segundo semestre de 2026, adota também para os cursos de graduação”, afirmou.

Shorts Youtube
Play
Advogada explica como ter acesso ao auxilio acidente

Advogada explica como ter acesso ao auxilio acidente

Play
Sequência de invencibilidade quebrada - 26/08/2026

Sequência de invencibilidade quebrada - 26/08/2026

Play
Unidos em busca do título nacional - 26/08/2026

Unidos em busca do título nacional - 26/08/2026

Play
Programa Criando Renda recebe inscrições gratuitas em Penedo

Programa Criando Renda recebe inscrições gratuitas em Penedo

Play
Chacina em Arapiraca: escultor vai a júri

Chacina em Arapiraca: escultor vai a júri

A pró-reitora de Graduação, Eliane Barbosa, afirmou que a medida reforça o compromisso institucional da universidade com a inclusão e os direitos humanos.

Como vai funcionar a política de cotas trans da Ufal

A implementação ocorrerá em duas etapas. No semestre 2026.2, o ingresso será feito por meio de processo seletivo próprio, com edital específico. Já a partir de 2027, as vagas reservadas deverão ser incorporadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O reitor explicou ainda que a nova política não reduz vagas da ampla concorrência, já que as cotas trans serão aplicadas dentro do sistema de cotas já existente para estudantes da rede pública.

A construção da política foi realizada por grupos de trabalho responsáveis pela elaboração da resolução, criação do edital, definição da comissão de validação da autodeclaração e discussão de ações de permanência estudantil. As reuniões aconteceram entre novembro de 2025 e abril de 2026.

Ufal prevê acolhimento e apoio psicossocial para estudantes trans

Além do acesso à universidade, a política também prevê ações voltadas à permanência estudantil. Entre as medidas discutidas estão acolhimento psicossocial, suporte econômico e capacitação de servidores e estudantes para o atendimento qualificado da população trans.

O professor Waldemar Neves afirmou que a universidade já estrutura uma rede de atendimento com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psiquiatras e endocrinologistas para acompanhar os estudantes trans. O serviço deve começar ainda neste mês de maio.

A política também prevê a criação de uma comissão de validação da autodeclaração, formada por docentes, técnicos administrativos e representantes da comunidade trans de Alagoas. O percentual de vagas reservadas será reavaliado pelo Consuni a cada dez anos.


				Ufal aprova cotas para pessoas trans em cursos de graduação
Reprodução

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas