
Equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do governo federal, realizam nesta quinta-feira (3) uma série de visitas técnicas em Maceió. A iniciativa visa aprimorar os protocolos de monitoramento e resposta a desastres, como parte do curso de capacitação iniciado na última segunda-feira (31) para agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e faz parte da preparação para a implantação do Projeto Defesa Civil Alerta em Alagoas.
Leia também
A programação começa às 8h com a visita ao Centro de Monitoramento da Defesa Civil Municipal. Em seguida, os técnicos seguem para o bairro do Pinheiro, onde haverá uma visita de campo. Às 10h, a equipe se desloca para a Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, os ajustes nos pontos de alerta são essenciais para garantir maior eficiência no sistema. “Vamos receber dados do município e disparar os alertas para os celulares. Essa visita é fundamental para garantir uma comunicação mais clara e ágil com a população das áreas de risco”, afirmou.
O Projeto Defesa Civil Alerta, que deve ser completamente implantado em Alagoas até o fim deste mês, utiliza a tecnologia cell broadcast, que permite o envio de alertas sonoros e visuais diretamente para os celulares da população em áreas com risco iminente de desastres.